Você, estudante, confira 10 fatos interessantes sobre o curso e a carreira de Direito (Se prepare para o drama jurídico)

É Preciso Gostar de Ler Se você ainda não curte pegar um livro e se perder nas páginas, meu amigo, o curso de Direito não vai ser um passeio no parque. Se prepare para ler mais do que qualquer ser humano deveria. Textos densos, códigos e mais códigos – se você não ama ler, talvez seja melhor reconsiderar sua escolha.

A Escrita é Importante Ah, e não adianta ser bom só em ler, porque a escrita é quase tão importante quanto a leitura. Desde o famoso parecer jurídico até aquele email para o cliente (que, claro, deve ser impecável), sua habilidade em se expressar por escrito será seu passaporte para a sobrevivência na faculdade e na profissão.

O Direito Lida com o Conflito Se você acha que Direito é só glamour e debates elegantes, sinto muito te desapontar. A verdadeira essência do curso e da profissão é a resolução de conflitos – os mais complicados possíveis. Prepare-se para viver e respirar desentendimentos e disputas.

O Curso Tem Duração de Cinco Anos Cinco anos. É isso que você tem pela frente. Não são três, não são quatro – cinco anos de muito estudo, teorias complexas, e uma dose de estresse digna de quem está treinando para virar juiz, advogado, ou quem sabe até o próximo palestrante de TED Talk sobre como sobreviver à faculdade de Direito.

A Maioria das Disciplinas São Teóricas Sabe aquela sensação de que você vai resolver todos os casos logo de cara? Pois é, não vai. A maioria das disciplinas no curso são teóricas. Prepare-se para horas e mais horas de aula sobre filosofia, história e teoria do direito. Claro, a prática vai vir depois… ou não, depende do estágio, e se você tiver sorte.

O Estágio é Obrigatório Sim, você leu certo: estágio obrigatório. Não é só aquele extra que você faz para dar um gás no currículo. Você vai precisar do estágio para, de fato, aplicar tudo o que aprendeu na teoria. E sim, você vai aprender muito com ele, mas vai ser suado, e com certeza vai sentir aquele calorzinho da tensão no primeiro dia.

Há Diferentes Caminhos Depois da Graduação Não pense que, ao se formar, você vai estar preso a um único destino. O Direito abre um leque de opções, que vai de ser o advogado famoso da cidade até seguir na magistratura ou em áreas mais alternativas como Direito Ambiental, Direito Digital ou até Direito do Entretenimento. As possibilidades são tantas que você vai ter que respirar fundo para escolher qual caminho seguir.

Só o Diploma Universitário Não Basta Pois é, a graduação não vai te dar superpoderes. O mercado de trabalho exige muito mais do que um diploma bonito. Você vai ter que ralar bastante, fazer estágios, buscar especializações e talvez até realizar alguns concursos (spoiler: são difíceis, muito difíceis).

Várias Carreiras Só Podem Ser Seguidas por Quem Cursou Direito Alguns cargos, como juiz, promotor, delegado e advogado, só estão ao alcance de quem realmente se dedica ao curso de Direito. Se você sonha em usar terno e fazer discursos impactantes, esse é o seu lugar. Mas prepare-se, porque a estrada para chegar lá pode ser longa e tortuosa.

Há Demanda por Professores E se você tem aquele espírito acadêmico, saiba que o mercado está sempre de olho em bons professores de Direito. Depois de se formar e ganhar uma boa bagagem, você pode muito bem se aventurar na docência. Mas, spoiler, nem todo professor de Direito tem aquela vida sossegada de quem só dá aula – o trabalho deles também exige muita leitura, preparo e paixão pelo que fazem.


Agora que você já tem uma ideia do que te aguarda, se prepare para viver o Direito em sua forma mais pura. E, se ainda achar que é para você, bora estudar, porque o jogo não é fácil, mas a vitória é doce!

Deixe um comentário