O Que Muda Na Rotina Da Escola Para A Faculdade? Prepare-se Para A Revolução

Ah, o glorioso momento em que você finalmente diz adeus ao colégio e chega na faculdade, achando que vai ser tudo festa e liberdade. Spoiler: a realidade é um pouco diferente. A faculdade pode parecer uma continuação da escola, mas sem as aulas de Educação Física e com um monte de responsabilidades jogadas na sua cara. Então, o que realmente muda na sua rotina? Vamos lá!


1 – Horário das Aulas: Adeus, Horário Fixo!

Na escola, você tinha aquele horário rigoroso, onde os professores passavam o cronograma da aula como se fosse a última verdade do universo. Já na faculdade, o conceito de horário vai virar uma ilusão. Quer acordar cedo? Vai ser com muita vontade. Se não, pode ser que sua aula das 7h seja mais tarde ou até no meio da tarde. Mas o que é bom? Você finalmente pode dizer: “Eu sou dono do meu tempo!”, ou melhor, “Eu sou dono das minhas desculpas pra dormir mais tarde”. Ah, e também prepare-se para ter aulas só uma vez por semana. Isso pode ser tanto bom quanto um convite à procrastinação, depende de como você lida com a liberdade.


2 – Grupos de Estudo: O Grande Desafio Social

Na escola, quando falavam em “grupo de estudo”, você sabia que seria um rolê no mínimo vergonhoso, com metade da galera fazendo de tudo, menos estudar. Na faculdade, os grupos de estudo são uma realidade um pouco mais hardcore. Aqui, a pressão é real, meu amigo! Ou você entra com o foco de realmente aprender, ou vai sair de lá se sentindo um fracasso. A vibe muda: a galera vai querer se reunir para discutir matérias, trocar ideias (ou fofocar sobre a última prova). O bom é que você pode escolher com quem vai estar e, se der sorte, vai conhecer umas pessoas que, pelo menos, sabem o que estão fazendo.


3 – Professores: Eles São Seus Melhores Amigos… Ou Seus Piores Pesadelos

Na escola, você podia ter aquele professor que só falava e dava matéria, mas na faculdade… Ah, na faculdade, os professores têm todo um glamour de serem especialistas em suas áreas. Você vai poder conversar com eles sobre temas que nem sabia que existiam – e sim, você vai achar alguns extremamente legais e outros… nem tanto. Eles não têm mais aquela paciência de colégio, onde você podia fazer perguntas sobre qualquer coisa. Na faculdade, se você não se dedicar para entender a matéria e for atrás do conteúdo, a culpa é toda sua. Mas, se você der sorte, pode encontrar aquele professor que vai ser o mentor de sua vida acadêmica – ou pelo menos o único que entende as suas piadas sobre a vida universitária.


Resumindo: A transição do colégio para a faculdade é um processo de autoconhecimento, mas também de sobrevivência. A rotina muda, o nível de responsabilidade aumenta, e você vai descobrir que não é só seu celular que vai precisar de carga extra: você também vai precisar de mais energia e foco para lidar com essa nova fase. Prepare-se para um rolê mais sério, mas com muita diversão escondida no meio.


E aí, pronto para essa revolução na sua rotina? Se precisar de mais alguma coisa, é só me chamar!

Deixe um comentário