Quer brilhar na faculdade? Aqui Estão 7 Dicas Infalíveis para Se Destacar (E Não, Não Inclui Fazer Gato na Prova)


Você chegou na faculdade e, já sabe, o objetivo não é só passar de ano. Afinal, se você quer realmente fazer o nome na Estácio (ou em qualquer outro lugar, né?), é preciso mostrar que está ali para mais do que apenas tomar café e gastar horas assistindo vídeos no YouTube. O que você realmente quer é se destacar, certo? Então, pega essas dicas e bora virar o aluno que todo mundo conhece (pelos motivos certos, por favor).


1) Tenha boas notas (E sim, isso ainda é importante)

Vamos começar com o óbvio, mas que muita gente esquece. Sim, as boas notas ainda são um passaporte para o sucesso, tanto na faculdade quanto nas entrevistas de estágio (ou, se preferir, na vida depois de formar). Não adianta querer ser o mestre dos rolês, se seu desempenho acadêmico está mais para “gato de rua”. Então, sim, estude. Não estou dizendo para virar um nerd chato, mas se você realmente quiser se destacar, as notas ajudam, e muito. Mas calma, não precisa ser a pessoa que chega antes para pegar o lugar do professor, só se organize para não ser reprovado na primeira avaliação.


2) Saiba apresentar bem os trabalhos (Porque ninguém vai querer ouvir sua apresentação sem entusiasmo)

Sabe aquele trabalho de grupo que todo mundo deixou para a última hora? Então, nada de fazer uma apresentação sem graça, porque isso vai ser um desastre total. Apresente com confiança e entusiasmo. Afinal, quem não gosta de uma apresentação bem-feita, cheia de energia e informação relevante? Ninguém! Se você for a pessoa que sabe se expressar, já ganha pontos com professores e colegas. Dica: ensaie! Não deixe para improvisar na hora de apresentar e, se possível, use slides bonitos e bem feitos. Pode não ser a chave do sucesso, mas faz uma diferença enorme.


3) Tenha iniciativa (Ninguém vai te notar se você não aparecer para brilhar)

Ninguém nunca vai saber o quanto você é incrível se você ficar só na sua bolha. O segredo aqui é ter iniciativa! Se você tem ideias, compartilhe. Se você percebe uma oportunidade de colaborar ou ajudar, faça. Não fique esperando que alguém te chame para fazer parte do projeto. Mostre que você não tem medo de se envolver, de dar a cara para bater. Se alguém não te convidar, você se convida. E lembre-se, quem não se destaca, vai ficar na média (e, sinceramente, você não quer isso).


4) Faça iniciação científica e estágio (Isso aqui é nível “professor, cadê meu diploma?”)

Quer se destacar mesmo? Então pare de achar que as provas são o único critério para sucesso. Se você ainda não entrou para uma iniciação científica ou não começou a fazer estágio, vai já, por favor. Isso conta muitos pontos. Quer ver um exemplo? Quando você for buscar aquele estágio top ou emprego dos sonhos depois de formar, a primeira coisa que vão perguntar é: “Você tem experiência?” E acredite, a iniciação científica conta como experiência! Além disso, ela pode ser o começo para publicações científicas que podem, literalmente, te colocar no mapa. Fique atento e aproveite cada oportunidade!


5) Organize eventos (Nada como ser o organizador do rolê da faculdade)

É aquele ditado: quem organiza, brilha! Organizar eventos na faculdade não é só para quem sonha com uma carreira na área de eventos. Ao organizar um evento, você vai estar colocando seu nome na boca do povo (e, claro, ganhando aquela visibilidade básica). Pode ser uma palestra, um workshop ou até mesmo uma festa acadêmica. O ponto aqui é mostrar que você tem liderança e organização. E acredite, quem organiza evento vira “o cara” ou “a mina” da faculdade rapidinho.


6) Escreva e publique artigos (Porque quem publica é quem aparece)

Aqui não tem mistério. Escrever e publicar artigos não é só para quem quer ser acadêmico (embora, sim, isso seja ótimo para quem sonha com mestrado e doutorado). Publicar artigos em sites especializados, revistas ou até no blog da faculdade vai te fazer brilhar. Além de te dar um portfólio de peso, esse é um excelente cartão de visita quando for procurar estágio ou, no futuro, emprego. Então, se você é bom na escrita, use isso a seu favor e apareça!


7) Busque cursos complementares (Porque ninguém é perfeito, né?)

Ok, você fez a faculdade, mas e o resto? Cursos complementares são uma excelente maneira de mostrar que você é mais do que aquele cara ou aquela mina que só faz o básico. Aprender coisas novas, se especializar em tópicos relevantes para sua área e até mesmo dar aquela estudadinha nas áreas que você não manja tanto vão te diferenciar da galera que só faz o feijão com arroz. Pode ser um curso online, workshops, ou até aquelas palestras marotas. Qualquer coisa que te ajude a agregar conhecimento e habilidades é um plus para sua trajetória.


Conclusão:
Se destacar na faculdade não é um bicho de sete cabeças. O segredo é se envolver, ter atitude e, claro, se organizar. Se você seguir essas 7 dicas, pode ter certeza que vai estar na frente da maioria. Mas, claro, nada de esperar um reconhecimento imediato. Com o tempo, os frutos vão aparecer. Então, respire fundo, se jogue nas oportunidades e se prepare para ser o nome que todo mundo vai lembrar na hora de contratar um estagiário (ou, quem sabe, um futuro colega de trabalho).

Deixe um comentário