Desmotivado para Estudar? Aqui Estão 3 Dicas Para Colocar a Cabeça no Lugar (E Não, Não é Só Café)


Ah, a maravilhosa sensação de olhar para o livro e pensar: “Eu não sou capaz, é muita coisa, quem me mandou fazer faculdade mesmo?” Se você está nessa vibe, já deu para perceber que o negócio está feio, né? Mas calma, porque eu não vim aqui só para te deixar na bad. Vamos levantar esse astral com umas dicas para você sair dessa maré de desmotivação e fazer o estudo parecer quase um prazer (quase, né?). Confere aí as 3 dicas que podem te ajudar a dar um up no ânimo e mandar a procrastinação para a esquina.


1) Acredite em si mesmo (Mas, tipo, de verdade)

Sim, sabemos que você não nasceu com superpoderes, mas acredite, você tem muito mais potencial do que imagina. A primeira dica é simples: acredite em você. Eu sei, você deve estar pensando “será que é só isso?” e a resposta é SIM! Se você duvida de suas capacidades, vai ser difícil até mesmo se motivar a abrir o livro. Então, comece a se dar crédito e a parar de achar que “não sou bom o suficiente”. Se você entrou na faculdade, é porque tem capacidade para isso, meu amigo (ou amiga). Acredite que você pode e vai chegar lá. Caso contrário, se achar que a faculdade é um bicho de sete cabeças, vai só piorar. E vamos combinar, ninguém precisa de mais um bloqueio mental, né?


2) Faça com que o estudo seja (quase) prazeroso

Ok, vamos ser realistas: estudar não vai virar a sua atividade favorita da vida em um passe de mágica. Mas, você pode tentar encontrar jeitos de tornar o processo menos torturante. Por exemplo: misture diversão com estudo. Coloque uma playlist que te faça vibrar enquanto revisa os tópicos. Faça o estudo virar um jogo (sim, tipo videogame, sem o controle). Por que não premiar a si mesmo ao atingir metas de estudo? Fazendo essas pequenas alterações, o processo não fica tão sofrido. Ao invés de achar que estudar é um sacrifício, tente se concentrar em como você pode aproveitar o tempo de estudo de maneira mais interessante. O importante é não encarar o estudo como um castigo, mas uma chance de se sair melhor e se destacar (e quem não gosta de ser o destaque, né?).


3) Não Exagere, Metas Realistas Sempre!

Ninguém está aqui para ser herói (ou pelo menos, não da maneira que você imagina). A vida universitária é cheia de obstáculos, e ter uma tonelada de expectativas de si mesmo vai só te deixar mais frustrado. O segredo aqui é não se sobrecarregar. Trace metas realistas e, mais importante, não faça delas um fardo. “Ah, mas eu preciso estudar 8 horas por dia ou o mundo vai acabar”. Não, não precisa. O estudo eficaz está na qualidade, não na quantidade. Ao invés de pensar que tem que estudar por horas intermináveis, foque em metas pequenas, e faça pausas! Estudar 1 ou 2 horas de forma concentrada vai ser muito mais produtivo do que tentar se forçar a estudar como se fosse um maratonista. Então, seja realista, mantenha as expectativas sob controle e o resto vai se encaixar.


Conclusão: Motivação, meus caros, é como aquele amigo que promete ir à balada, mas no fim das contas, sempre arruma uma desculpa. A realidade é que a motivação nem sempre vai estar ao seu lado quando você precisar, então, cabe a você aprender a lidar com isso. Ao colocar essas 3 dicas em prática, você vai perceber que o estudo pode ser um pouco menos torturante. Claro, vai ter aquele dia em que o sofá vai te chamar, mas com um pouquinho de força de vontade, você vai longe. Então, siga essas dicas, não exagere e, se não der certo de primeira, pelo menos você tentou. Já é um começo!

Deixe um comentário