Trote
Se prepare: o trote é a maneira oficial dos veteranos dizerem “bem-vindo à selva”. Alguns são de boa, outros nem tanto. Dica de ouro: saiba os seus limites e diga “não” se algo parecer demais. E lembre-se: pintar a cara de azul não vai matar ninguém, mas cuidado com tradições meio questionáveis.
Veteranos
Esses seres místicos estão lá pra te guiar… ou te assustar. Use a sabedoria deles a seu favor. Puxe papo, peça dicas e aproveite as manhas que só quem já quebrou a cara sabe passar. Só não confunda simpatia com submissão, ok?
Professores e Palestras
Não espere que os professores peguem sua mãozinha. Faculdade não é ensino médio, e aqui o lema é “corra atrás”. Mas quando eles falarem, preste atenção – muitos têm um networking poderoso que pode abrir portas. Ah, e vá às palestras! Além de conhecimento, sempre rola aqueles certificados que contam como horas complementares.
Economizar para o material didático
Spoiler: material de faculdade não é barato. Se prepare pra gastar uma graninha em livros, xerox e coisas que você nem sabia que existiam. Mas calma, sempre tem jeitos de economizar – grupos de trocas, bibliotecas e até mesmo PDFs milagrosos.
Faculdade
Sim, a faculdade é um mundo novo e emocionante, mas também é um lugar onde você vai ter que ralar. Aqui, ninguém vai te lembrar da prova ou implorar pra você entregar o trabalho. A autonomia é sua maior aliada (ou seu pior inimigo, depende de como você usa).
Conclusão debochada:
Entrar na faculdade é como começar uma série nova: você tá empolgado, mas meio perdido. Com essas dicas, dá pra evitar uns micos e já chegar no episódio 1 com tudo. Agora vai lá e arrasa, calouro!