Cada turma tem suas próprias figuras emblemáticas. São tipos de estudantes que se destacam por suas atitudes, comportamentos e, claro, por como se envolvem (ou não) com o conteúdo e com os outros. Se você ainda não identificou os “astros” da sua turma, fica tranquilo, pois aqui estão 6 tipos de estudantes e como você pode reconhecê-los:
1. O Preguiçoso Esclarecido
Como identificá-lo: Esse aluno não gosta de estudar, mas quando se trata de provas, ele sabe o básico. Ele nunca perde uma oportunidade de reclamar sobre a carga de trabalho e de como estudar é um sofrimento, mas, surpreendentemente, consegue tirar notas razoáveis. Sabe as informações chave e vai direto ao ponto, sem esforço excessivo.
Como lidar: Ele pode ser a pessoa que você vai procurar quando precisa de uma resposta rápida sobre um conteúdo. Porém, a falta de comprometimento pode ser um desafio para o grupo. Talvez uma abordagem de divisão de tarefas seja a melhor solução: dê a ele a parte que exige menos trabalho, mas ainda assim faz com que ele contribua.
2. O Esperto Mal-Humorado
Como identificá-lo: Ele(a) pode até entender de tudo, mas está sempre de mau humor e tem uma opinião negativa sobre qualquer coisa. Sempre com aquele olhar de “eu sei mais que você” e uma postura de superioridade, esse tipo de estudante se acha o mestre da turma. Não gosta de interagir muito com os outros e adora te mostrar que está certo, mesmo que ninguém tenha perguntado.
Como lidar: Talvez não seja fácil manter uma conversa agradável com essa pessoa, mas quando o assunto é debate, ele será um bom parceiro (se você conseguir lidar com o mau humor). Tente focar no conteúdo e em conversas que sejam puramente acadêmicas para evitar os ataques desnecessários.
3. O Líder Nato
Como identificá-lo: Esse estudante é quem toma a frente no grupo, organiza as tarefas e distribui os papéis. Ele(a) tem uma postura natural de liderança, gosta de dar opiniões e se preocupa com o bom andamento das atividades do grupo. Todos olham para ele(a) quando precisam de uma direção.
Como lidar: Se você não gosta de ser comandado, pode achar difícil trabalhar com essa pessoa. Mas, no geral, ele(a) é a pessoa que vai garantir que a tarefa seja feita, então aproveite essa qualidade para aprender e colaborar de maneira mais eficaz.
4. O Excessivamente Empolgado
Como identificá-lo: Esse aluno está sempre com um sorriso no rosto e com a energia lá em cima. Tudo é uma grande oportunidade e ele(a) está empolgado(a) para cada nova atividade. Ele adora dizer que vai fazer de tudo, tem ideias para tudo e está sempre tentando motivar os outros a se empolgarem também.
Como lidar: Embora sua energia seja contagiante, pode ser difícil acompanhar o ritmo do “excessivamente empolgado”. Em projetos, esse aluno pode gerar boas ideias, mas é importante ajudar a canalizar a empolgação para algo produtivo, sem perder o foco.
5. O Fugitivo
Como identificá-lo: Esse estudante aparece nas primeiras aulas e, eventualmente, começa a desaparecer nas próximas. Ele(a) sempre tem algo mais importante para fazer ou “precisa resolver” um assunto urgente. Quando a matéria fica mais difícil, é aí que ele some de vez. Não é raro você não saber onde ele está nas semanas que antecedem provas ou entregas de trabalho.
Como lidar: Se você está em um grupo com esse aluno, prepare-se para carregar parte do peso. Ao invés de esperar que ele colabore ativamente, talvez seja mais eficaz fazer uma distribuição de tarefas onde sua parte seja mais leve, já que ele dificilmente estará por perto.
6. O Popular Aproveitador
Como identificá-lo: Este tipo de estudante é aquele que sabe onde as coisas acontecem e sempre está no centro das atenções. Ele(a) vai para as festas, conhece todo mundo e, no grupo de trabalho, faz questão de se aproveitar dos outros. Apesar de ser popular, ele(a) tem a habilidade de não fazer muito trabalho por si mesmo(a), pegando o que já está pronto.
Como lidar: Tente estabelecer claramente as responsabilidades de cada membro do grupo. Embora ele(a) seja ótimo(a) para animar o ambiente e tenha boas ideias, vai ser difícil confiar que ele(a) contribua com a parte mais “pesada” do trabalho.
Conclusão: Esses 6 tipos de estudantes são apenas algumas das muitas personalidades que você pode encontrar na sua turma. O importante é entender que, com esses perfis, você pode identificar pontos fortes e fracos para organizar melhor seus grupos de trabalho e aprender a lidar com cada tipo da melhor forma possível. Cada pessoa tem algo único para oferecer, mesmo que, às vezes, suas atitudes pareçam desafiadoras.