O ENEM está chegando, galera! E, se você ainda não está com aquele nervosismo pré-prova (quem é que não está?), vale a pena dar uma olhada nos tipos de estudantes que começam a pipocar nessa reta final. Vamos lá, bora descobrir a qual perfil você (ou seus amigos) pertence? Se liga nos 6 tipos de alunos que você vai encontrar enquanto a data se aproxima – e talvez se identificar em mais de um deles. Não julga não, é o momento de ser realista!
1. O Nerd
O clássico! Esse aluno está com a mão em todos os livros, simulados e resumos possíveis. Ele já deve ter feito a prova de 2023, revisado os temas de redação e até analisado as provas de 2009. Sabe tudo, tá com os dedos cansados de tanto digitar, e se alguém te perguntar sobre um tema qualquer, pode ter certeza de que ele vai te dar uma explicação de 10 minutos, sem respirar. O problema? Ele já estuda tanto que até esquece o nome dos colegas. Ele é praticamente um dicionário humano, mas o tempo livre… quem é que tem?
2. O Desleixado
A galera do “ENEM? Ah, tem tempo!” está representada por ele. Faltam 15 dias, e o Desleixado ainda está vendo qual curso escolher, se vai estudar um pouquinho ou se vai esperar a madrugada de véspera para se jogar nos livros. Seu lema é o famoso “Vou fazer um simulado depois”. Sabe aquela galera que vive dizendo que vai se dedicar, mas só aparece pra comentar os memes do Instagram? Pois é, ele é esse tipo. E, claro, vai deixar tudo para última hora e se perguntar por que a ansiedade bateu tão forte quando o ENEM bater à porta.
3. O Inteligente Popular
A estrela do grupo! Ele tem aquele talento natural para os estudos (ou pelo menos finge muito bem que tem), então não precisa de muito esforço para tirar boas notas. Sempre sai nas fotos de grupos de estudos, mas, na verdade, ele está mais interessado no rolê do que no conteúdo. O Inteligente Popular é aquele tipo que, mesmo sem estudar tanto quanto o Nerd, vai estar lá no topo da classificação. Como? Simplesmente porque ele conhece todo mundo, faz as questões mais fáceis parecerem fáceis e sempre tem uma resposta engraçada para qualquer situação. Vai arrasar no ENEM, sem dúvida… só não conte para ele agora, porque ele já está mais preocupado com o after do que com o conteúdo.
4. O Dedicado
Esse aí não sai do estudo! O Dedicado já tem a rotina mais organizada que a do professor. Ele sabe exatamente o que precisa estudar, a hora de fazer intervalos, e tem um plano estratégico para os próximos dias. O Dedicado pode não ser o mais rápido da turma, mas com toda certeza será o mais preparado. Ele vai revisar os resumos, fazer exercícios, simular provas e, quem sabe, até pedir conselhos para os mais experientes. A questão é que ele vai ser tão metódico e tão focado que você até pode se perguntar se ele tem uma vida fora do ENEM.
5. O Sortudo
Esse é o aluno que simplesmente não estuda e se dá bem! Vai fazer o ENEM de qualquer jeito, mas, com um pouco de sorte (ou muito talento natural), acaba saindo com um ótimo desempenho. O Sortudo sempre acha um jeito de dar aquela “escapada” das horas de estudo e se dar bem com o mínimo de esforço. Ele é aquele tipo que, no fundo, te irrita um pouco – mas você precisa admitir: a vida sorriu para ele. “Ah, fiz 10 questões sem saber direito, mas passei!” Ele mal começa a estudar, mas quando vai ver, a resposta do vestibular está lá, branquinha e perfeita.
6. O Preguiçoso
A definição do famoso “deixa a vida me levar”. O Preguiçoso tem toda a intenção de estudar… mas a cama, o Netflix e o sofá sempre têm planos melhores. Ele promete que vai pegar firme depois daquela série de 3 temporadas e que vai começar os simulados no fim de semana (só que o fim de semana chega e ele decide que a vida universitária começa só depois do ENEM). Faltam 15 dias e ele ainda está dizendo “Ah, vou estudar amanhã”. Não adianta, o Preguiçoso vai procrastinar até a última hora e, mesmo assim, vai estar lá, cheio de expectativas para as provas.
Então, de qual tipo de aluno você é? Ou melhor, quem você tem como companhia nesse período de pré-ENEM? Já deu para perceber que tem de tudo – desde os super organizados até os que estão se perdendo nas distrações. O importante é saber que, independentemente do seu tipo, todos têm potencial para brilhar… basta descobrir o seu ritmo (mesmo que seja um pouco mais tarde do que o planejado)!