Enem: Uma Mistura de Estreantes, Veteranos e Altas Doses de Adrenalina

Veja algumas situações no post

Conhecendo as histórias dos Estudantes.

Em 2020, Luiz Eduardo Rodrigues estava pronto para dar aquele salto pro sonho universitário… mas faltava só um detalhe: o documento de identidade. Sem ele, nada de Enem, e a escola, que deveria ajudar, acabou fechando por conta da pandemia. Resultado? Mais um sonho temporariamente arquivado.

No ano passado, Luiz estava mais confiante e resolveu tentar de novo. Mas o universo tinha outros planos: a prova foi marcada num lugar longe de casa, lá na zona sul. Ele chegou atrasado e encontrou o famoso “portão fechado”. Sim, o temido pesadelo de todo candidato.

Mas 2024 chegou, e com ele uma nova esperança! Dessa vez, Luiz não quis saber de chances: apareceu no local da prova uma hora e meia antes. E agora? Ah, agora vai! E ainda por cima, com um detalhe: a prova era pertinho de casa.

“Ano passado, até fiz um curso com aulas online gratuitas, mas perdi o prazo de inscrição este ano. Estudei por vídeos no YouTube mesmo”, comenta Luiz, bem sincero. E quem foi a heroína da vez? A mãe, claro! Ana Cristina da Silva não só o levou até o local como garantiu que ele estivesse lá na hora. “Vim trazer pra garantir que ele faça a prova”, disse.

 

Tentativa Número Dois: José Paulo Tavares

José Paulo Tavares, por outro lado, está na segunda rodada. Ano passado ele até chegou no horário, mas a nota… bom, ficou abaixo do esperado. Desta vez, ele se preparou com todo o espírito guerreiro e ainda foi de camiseta do Vasco, torcendo pra uma ajudinha extra. “Dessa vez estou mais preparado e com o apoio dos meus pais,” diz ele, já sonhando com uma vaga em Educação Física.

 

Três Vezes Enem: Ana Julia Salomão

E quem disse que desistir é opção? Ana Julia Salomão já está na sua terceira tentativa. Depois de cursar um tempo de veterinária, percebeu que, na real, sua vocação era cuidar de humanos e não de pets. Com a agenda lotada entre faculdade, trabalho e o Enem, ela segue firme: “Consegui trabalhar, estudar e ainda ser mãe.”

 

De Volta ao Jogo: Juliana Monteiro

Juliana Monteiro, por sua vez, vem com a meta de encarar o Enem até o fim dessa vez. Ano passado ela largou a prova no meio, mas este ano quer vencer e finalmente começar Letras.

 

A Nova Geração de Estreantes

Entre os novatos, William Gabriel Lopes chega com aquele friozinho na barriga. Cursando o 3º ano, ele fez um curso preparatório gratuito e espera mandar bem o suficiente para estudar Filosofia na UFRJ. “Me preparei, mas não sei bem o que vai cair”, confessa o jovem.

E Camile da Hora, também estreante, vem com os pés no chão: “Não tô com muitas expectativas porque é minha primeira vez. Vai ser uma experiência, mas me preparei e tenho uma boa base.”

Ainda no time dos novatos, Nathalie Lopes de Oliveira já fez o Enem no ano passado, mas só “pra sentir a pressão”. Este ano, ela está firme, estudando de segunda a sexta e treinando redação aos sábados. O sonho? Medicina.

O Enem 2024 não é só uma prova; é uma jornada cheia de histórias, frustrações e aquela dose de esperança. Então, que venham as notas e, quem sabe, o próximo capítulo da vida desses guerreiros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *