POSIÇÕES ANATÔMICAS: O MANUAL QUE VAI SALVAR SUA VIDA NA FACULDADE DE MEDICINA!

 

POSIÇÕES ANATÔMICAS: O MANUAL QUE VAI SALVAR SUA VIDA NA FACULDADE DE MEDICINA! Share on X

Ah, a galera que sonha em ser médica e não faz ideia do que vai encarar na faculdade… Pra começar a jornada, nada melhor do que entender as posições anatômicas, né?

Anatomia é uma das primeiras matérias e é tipo uma base pra todo mundo que quer salvar vidas (ou fingir que sabe).

Então, se liga nessa lista de posições que você vai ver mais do que sua própria sombra nos próximos anos!

 

 

Onde tudo começa: posição anatômica de referência

 

Essa é a pose padrão, tipo aquela selfie que todo mundo tira. É o jeito universal de falar sobre o corpo humano. Imagina alguém de pé, ereto, braços grudados no tronco e pernas em linha reta. Mãos pra frente, pés apontando pro mesmo lugar e olhos no horizonte. É o pose para o Instagram da anatomia, sacou?

 

Curiosidade da vez: mãozinha virada pra cima! Porque a vida é mais fácil quando o antebraço não se cruza e a gente entende o que tá rolando ali. 

 

Muitas poses, muitos nomes

 

Além da pose básica, tem um monte de outras posições que você vai decorar até nos sonhos. Dá uma olhada:

 

– **De bruços**: É o famoso “barriga para baixo”. É quando a pessoa tá deitada e a barriga encosta no chão. Não é posição só pra soninho.

 

– **De barriga pra cima**: A postura padrão de relax. É quando a pessoa tá deitada e a barriga olhando pro céu. Bem clássico.

 

– **De ladinho**: É a pose da boa noite de sono, sabe? Deitado de lado, virado pra esquerda ou direita. E a dica bônus: um travesseiro entre os joelhos é tudo.

 

– **Pernas pro alto**: Essa é pra quando a pessoa tá deitada com os pés lá em cima, joelhos dobrados a 90 graus. Imagina alguém deitado com os pés num banquinho. 

 

– **Cabeça para baixo, pernas pro alto**: Essa é a posição “virei a mesa”. Deitado numa maca, com a cabeça mais baixa que os pés. A gravidade é opcional.

 

**Tá, e os planos anatômicos?**

 

Ah, tem os planos também, não só as poses! Esses dividem o corpo em partes e são quase tão importantes quanto saber posar pra foto:

 

– **Plano da tesoura**: Corta o corpo no meio, um lado esquerdo e outro direito. Se for no meio certinho, os dois lados são iguais. Se não, aí são planos quase certos.

 

– **Plano da costura**: Divide o corpo na frente e atrás, tipo costura de orelha a orelha, na vertical. De um lado, coisas da frente. Do outro, a parte de trás.

 

– **Plano do corte transversal**: Esse corta de cima pra baixo, separando o corpo em duas partes. Mãos vão pro andar de baixo, cabeça fica lá no andar de cima.

 

– **Plano do doidão**: Esse é quando não seguem esses planos certinhos e cortam tudo do jeito que dá na telha. É o plano do estilo livre.

 

Se isso tudo pareceu grego pra você, desenha! Faz uns rabisquinhos pra enxergar melhor, porque só na imaginação não rola.

 

**Por que isso é importante, afinal?**

 

Pensa bem, saber dessas poses todas é vital pra galera da saúde. Seja pra fazer exames, participar de cirurgias ou fingir que sabe o que tá rolando. E claro, respeito pelo corpo do paciente também é chave. Nada de sair posando o paciente de qualquer jeito por aí!

 

E aí, agora você já pode falar que é expert em poses anatômicas, né? Se curtiu a viagem pelo mundo da anatomia, procura uns livros ilustrados pra não ficar só no papo. 

 

Gostou da bagunça toda? Segue a gente no Facebook pra mais curiosidades malucas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *