Veja onde usar as notas do Enem 2023
O Enem 2023, realizado nos dias 5 e 12 de novembro, está previsto para ter suas notas divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 16 de janeiro de 2024.
O exame teve cerca de 4 milhões de inscritos, sendo que 28% faltaram no primeiro dia e 32% no segundo.
Os candidatos enfrentaram 45 questões objetivas em cada uma das seguintes áreas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, além de produzirem uma redação com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
As notas do Enem 2023 terão múltiplas aplicações, permitindo que os participantes ingressem em programas educacionais e universidades, tanto públicas quanto privadas, no Brasil e até mesmo em instituições de ensino em Portugal. Esses são alguns dos locais onde as notas do Enem podem ser utilizadas:
Programas do Ministério da Educação (MEC):
SiSU (Sistema de Seleção Unificada)
- O que é? Oferece vagas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos.
- Quem pode participar? Todos os estudantes que fizeram o Enem 2022 e não zeraram a redação.
ProUni (Programa Universidade para Todos)
- O que é? Disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas.
- Quem pode participar? Estudantes com notas acima de 450 pontos e sem zerar a redação, além de atender a critérios socioeconômicos.
Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)
- O que é? Oferece financiamentos para estudantes em universidades privadas.
- Quem pode participar? Estudantes com renda familiar até 3 salários mínimos per capita, que tenham feito o Enem a partir de 2010 e com notas acima de 450 pontos, sem zerar a redação.
Vestibulares:
- Muitas instituições públicas e privadas aceitam o Enem como substituição às provas de vestibular ou como parte da nota.
Estudar em Portugal:
- Mais de 50 instituições portuguesas aceitam o Enem para ingresso de estudantes brasileiros. Os critérios de seleção e os custos variam conforme a universidade e a cidade onde está localizada.