Universidade Estácio de Sá Desocupará Edifício no Porto Maravilha
A Universidade Estácio de Sá está programando a desocupação do Edifício Venezuela, localizado no número 43 da Avenida Venezuela, bairro Saúde, região central do Rio de Janeiro. O prédio, que já abrigou as sedes das Rádios Tupi e Mundial, pertence ao fundo imobiliário RBR Properties (RBRP11).
O acordo contratual entre a universidade e o fundo estabelece um aviso prévio de 240 dias, durante os quais a Estácio continuará a arcar com todos os pagamentos previstos até sua saída oficial.
O Edifício Venezuela tem uma significativa história, sendo local onde o fundador da LBV, Alziro Zarur, oferecia o famoso “Sopão do Zarur” à população carente entre os anos 40 e 70. O prédio pertenceu à família de Assis Chateaubriand e foi vendido nos anos 90 para um investidor imobiliário espanhol, posteriormente sendo adquirido por um fundo imobiliário.
A Estácio utilizava o local como uma unidade administrativa, não sendo uma unidade de ensino da instituição. Ao ser questionada sobre o assunto, a universidade optou por não comentar “rumores desta natureza”.
A decisão de desocupar o Edifício Venezuela vai na contramão da tendência de ocupação empresarial que tem sido observada na região do Porto Maravilha nos últimos tempos. A área tem sido procurada por diversas empresas para estabelecerem suas sedes.