Disciplinas Online na Graduação Presencial: Uma Nova Diretriz do MEC
Com a evolução da tecnologia e a crescente necessidade de adaptabilidade no mundo educacional, o Ministério da Educação (MEC) do Brasil tem introduzido novas diretrizes para permitir maior flexibilidade no aprendizado.
Uma dessas diretrizes é a Portaria nº. 2.117/2019, que permite às Instituições de Ensino Superior (IES) oferecerem disciplinas de cursos de graduação presenciais na modalidade de ensino a distância.
O que é a A Portaria nº. 2.117/2019 do MEC?
De acordo com a Portaria nº. 2.117/2019, do MEC, as IES poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais, a oferta de disciplinas na modalidade a distância. Isso pode ser feito até o limite de 40% da carga horária total do curso.
Esta medida tem como objetivo principal aumentar a adaptação e a flexibilidade do processo educacional, permitindo que os alunos possam aprender de acordo com seu próprio ritmo e conveniência.
Real impacto das Disciplinas Online.
O ensino a distância tem se mostrado uma opção viável e eficaz para muitos estudantes. Ele permite que os alunos acessem os materiais do curso a qualquer hora e em qualquer lugar, facilitando o aprendizado para aqueles que têm compromissos profissionais ou pessoais.
Além disso, o ensino a distância também pode ser uma ótima opção para estudantes que residem em áreas remotas e não têm acesso fácil a instituições de ensino superior.
Como está sendo a adaptação à Nova Diretriz
As IES devem se adaptar a essa nova diretriz, implementando a tecnologia necessária para oferecer disciplinas online de qualidade.
Isso inclui a criação de plataformas de aprendizado online, a capacitação de professores para o ensino a distância e a adaptação dos currículos dos cursos para o formato online.
Conclusão.
A Portaria nº. 2.117/2019 do MEC foi criada como passo importante para a modernização do sistema educacional brasileiro. Ela permite que as IES ofereçam até 40% da carga horária total de seus cursos de graduação presenciais na modalidade de ensino a distância, proporcionando maior flexibilidade para os estudantes.
Esta medida também destaca a importância do ensino a distância na educação do século XXI, e as IES devem se adaptar para oferecer a melhor experiência de aprendizado possível para seus alunos.
Não gosto de disciplina on line p mim não agrega em nada , muito pelo contrário eu reprovo muito nessas disciplinas e só me atrasa