MEC retoma oferta de vagas não preenchidas no Fies

MEC retoma oferta de vagas não preenchidas no Fies Share on X

O Ministério da Educação (MEC) está retomando a oferta de vagas que não foram preenchidas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A medida faz parte dos esforços da pasta para resgatar o caráter social do programa.

O anúncio foi feito pelo diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do MEC, Alexandre Fonseca, durante um seminário chamado “Diálogo sobre a reconstrução do Fies”, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes).

A proposta visa preencher cerca da metade das vagas não ocupadas nos últimos 3 a 4 anos. Essas vagas remanescentes surgem devido à desistência de candidatos pré-selecionados ou falta de documentação na contratação do financiamento, entre outras razões.

Fonseca enfatizou a necessidade de considerar o Fies em conjunto com outras políticas do MEC de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Todos esses programas têm enfrentado quedas no número de inscritos e no percentual de vagas ocupadas.

O Fies é um programa de gestão compartilhada, e o MEC é responsável pelo processo seletivo. A pasta informou que os prazos e detalhes das vagas remanescentes a serem ofertadas serão anunciados assim que todas as informações forem consolidadas.

O MEC prevê a oferta de cerca de 60 mil vagas por meio do Fies ainda este ano, as quais serão preenchidas com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *