Universidade Estácio de Sá comemora um ano de China Zone no Brasil
No dia 20 de outubro, ocorreu o evento “Um Ano de China Zone” na Universidade Estácio de Sá, Campus Tom Jobim, na Barra da Tijuca, para comemorar o primeiro aniversário do streaming CB Mídia.
O que é o China Zone?
O streaming é administrado por Arthur Chen, um empresário chinês naturalizado no Brasil e diretor da Cultural Bridge. O CB Mídia oferece conteúdos gratuitos de produção chinesa, incluindo séries, filmes, animações e documentários.
Como foi o evento?
Durante o evento, foi exibido em primeira mão o primeiro episódio da série “Três Corpos”, uma adaptação do livro “O Problema dos Três Corpos” de Cixin Liu. A série combina elementos de ficção científica e realismo fantástico, sendo a primeira produção chinesa desse tipo e apresentando uma tecnologia audiovisual de última geração.
O livro recebeu o prêmio Hugo Awards, um dos mais prestigiosos da literatura de ficção científica, tornando-se a primeira obra asiática a conquistar esse reconhecimento mundial.
E ainda teve mais!
Após a exibição do episódio, uma mesa redonda debateu o cinema chinês atual, o audiovisual brasileiro e os gêneros de realismo fantástico e mágico.
A mesa foi mediada pelo curador e crítico de cinema Filippo Pitanga, e os palestrantes incluíram a professora Gisele Barreto, coordenadora do curso de cinema da Universidade Estácio de Sá; Cavi Borges, produtor e cineasta carioca; Roberta Canuto, assessora de imprensa da RioFilme; Mônica Trigo, produtora da FAN LATAM, e Mauro Alencar, doutor em teledramaturgia brasileira, diretor e roteirista da TV Cultura.
Para encerrar o evento, o grupo Pianorquestra realizou um show, onde os músicos utilizaram um único piano como instrumento e tocaram sucessos conhecidos, como “Bohemian Rhapsody”, do Queen, e “Black or White”, de Michael Jackson. Representantes do consulado chinês no Brasil também estiveram presentes no evento.