Um guia completo sobre a Renovação de Matrícula da Estácio.

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O processo de renovação de matrícula é um momento de suma importância para todos os

estudantes. É o momento de renovar o compromisso com a instituição de ensino, garantindo que suas atividades acadêmicas possam continuar sem interrupções. 

Para facilitar essa etapa, este post detalhará todo o processo para que você possa fazer a sua renovação de matrícula sem problemas. Vamos lá?

 

  1. O que é a Renovação de Matrícula?

A renovação de matrícula é o processo que todos os alunos devem passar para garantir que continuarão estudando na instituição de ensino no próximo período. 

Este processo é composto por várias etapas, sendo a aceitação do contrato educacional e o pagamento do boleto de renovação as mais importantes. 

Após a conclusão dessas duas etapas, o aluno poderá visualizar a grade de disciplinas para o próximo período.

 

  1. Pré-matrícula

Um novo sistema de renovação de matrícula foi implementado. Nele, os alunos precisam

realizar a pré-matrícula, ou seja, aceitar o contrato educacional no período estipulado. 

Após aceitar o contrato educacional e pagar o boleto, o aluno precisa aprovar a sua grade para que a renovação da matrícula seja efetivada. 

É importante lembrar que o aceite do contrato para o período de 2022.1 iniciou no Lyceum em 25 de outubro. Se você já aceitou esse contrato no Lyceum, não precisará repetir essa etapa no RENOVA.

 

  1. Boleto de Renovação

Após aceitar o contrato de renovação, o aluno poderá conferir o seu boleto de renovação. O

valor deste boleto segue a mesma regra atualmente utilizada no Lyceum. 

Assim, o boleto de renovação estará com o valor acordado em contrato e com o reajuste aplicado.

 

  1. Grade de Disciplinas

No novo sistema, a geração da grade de disciplinas é realizada de forma automática com base na matriz curricular do aluno e nas disciplinas a serem ofertadas no próximo período. Caso o aluno precise realizar alguma alteração nessa grade, ele deve procurar o coordenador do seu curso.

 

  1. Mensalidade

As mensalidades seguirão o valor acordado em contrato e com reajuste aplicado, exceto nas situações em que a carga horária do período for diferente daquela prevista na matriz curricular do aluno. 

Caso a carga horária seja inferior à da matriz, os boletos receberão uma bolsa para ajuste do valor a ser pago. Caso a carga horária seja superior, será emitido um boleto adicional à da mensalidade contendo o valor da diferença. 

Em ambos os casos, caso haja diferença referente aos boletos emitidos anteriormente para o semestre letivo (tanto a maior quanto a menor), o acerto financeiro retroativo virá no próximo mês.

 

  1. Formas de pagamento

Os alunos poderão pagar as mensalidades diretamente no SIA, por cartão de crédito; no site, também por cartão de crédito; por boleto bancário; ou presencialmente nas unidades, com cartão de crédito e débito.

 

  1. Declarações e documentos oficiais

No Portal do Aluno (SIA), os alunos podem conferir quais declarações e documentos oficiais

podem ser solicitados. A instituição possui o sistema de Emissão Digital de Documentos (EDD), por meio do qual os alunos podem fazer o requerimento, solicitar que o valor do serviço seja cobrado com a sua mensalidade e, em seguida, a declaração será disponibilizada em seu Portal do Aluno. 

Na opção de pagamento por meio de débito, a emissão é automática. Já na opção boleto, é preciso dar baixa ao pagamento para que a declaração seja disponibilizada. Nem todas as declarações EDD são cobradas. Verifique a relação no Portal do Aluno.

 

Conclusão

Esperamos que este post tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre a renovação de

matrícula. Caso ainda tenha alguma pergunta, não hesite em entrar em contato conosco.

Estamos sempre dispostos a ajudar

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