Se você achava que o perrengue universitário começava só depois de conseguir o Fies, parabéns! O MEC resolveu te provar errado. Estudantes cotistas estão denunciando um verdadeiro show de horrores na pré-seleção do financiamento estudantil: listas de chamadas que parecem ter sido esquecidas no churrasco, gente com nota menor passando na frente de quem ralou mais, e vagas de cotas magicamente indo parar na ampla concorrência. Mas calma, segundo o MEC, tá tudo certo (claro, né? Se eles dizem, deve ser verdade 🙄).
Espera sentado, mas não espera atualizado
Tudo começou no dia 25 de fevereiro, quando as listas de espera deveriam ser atualizadas – mas não foram. O tempo passou, os alunos começaram a suar frio e no dia 10 de março o MEC soltou aquele post padrão nas redes sociais dizendo “fiquem atentos”. Detalhe: até o dia 20 de março, nada de atualização, e os comentários da publicação viraram um festival de desespero digno de final de temporada de reality show.
Denúncias e revolta: O novo esporte universitário
A coisa pegou fogo quando, finalmente, na madrugada da sexta-feira passada, uma lista foi atualizada. O problema? Em vez de acalmar os ânimos, só inflamou ainda mais a revolta.
Agora, estudantes estão se organizando pra levar o caso à Justiça – porque se depender do MEC, é capaz de chamarem até o Enem de 2026 antes de resolverem isso. Alguns já acionaram advogados e até estão pedindo mandados de segurança pra garantir suas vagas. Porque confiar no sistema? Aí já é demais.
Carta de desespero e a resposta padrão do MEC
Indignados, os alunos escreveram uma carta pro Fies e pro MEC listando problemas em 30 universidades pelo Brasil. Entre as pérolas encontradas:
✔️ Vagas de cotas sendo realocadas na ampla concorrência como quem troca um lanche no recreio
✔️ Listas de espera mais paradas que fila de banco na segunda-feira
✔️ Erros no Fies Social e no Fies Normal, porque um problema só seria muito pouco
O MEC, por sua vez, deu aquela resposta corporativa que ninguém entende direito e que basicamente diz “seguimos o edital”. Segundo eles, até 13 de março, 46.780 cotistas foram chamados, e na lista de espera do dia 7 de março, mais 4 mil foram convocados. E quanto às denúncias? Ah, tudo “dentro da normalidade”, segundo eles.
A convocação vai até 9 de abril – ou seja, até lá, muita água ainda vai rolar (e muitos estudantes vão perder o sono). Fies 2025: porque passar na faculdade nunca foi suficiente, agora você também tem que passar pelo caos da seleção. Boa sorte, guerreiros! 🎓💸