Um bug maroto no site do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) nesta quarta-feira (22) fez a alegria dos curiosos e o desespero dos estudantes: dados pessoais ficaram escancarados pra quem quisesse ver. Nome, CPF, endereço, renda, notas do Enem… Basicamente, um cardápio completo de informações sensíveis prontinhas para quem estivesse com tempo livre. Depois de uma hora de exposição gratuita, o site resolveu tirar um cochilo e saiu do ar. O Ministério da Educação (MEC), como sempre, está em modo silêncio.
Festa da inscrição alheia
Vários alunos relataram que ao tentar acessar suas contas, caíam direto no perfil de outra pessoa. Imagina o susto? “Fui entrar com minha senha e pá, caí no cadastro de um desconhecido. E o pior: dava pra mexer em tudo, até cancelar a inscrição!”, contou a estudante Talita Araújo, que está praticamente virando analista de cibersegurança forçada pelo Fies.
Outro estudante relatou que o site estava tão “tranquilo” que nem pediu login ou senha. Acessou, deu F5 e puf, um novo perfil surgiu como mágica. “Será que agora o MEC vai nos dar um curso rápido de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)?”, ironizou um aluno no Twitter.
O que é o Fies, mesmo?
Pra quem ainda não entendeu o drama, o Fies é aquele programa do governo que banca os estudos de quem tem renda de até três salários mínimos por pessoa e quer cursar uma faculdade particular sem pagar juros (pelo menos, até a dívida bater na porta). O problema é que, com esse bug, o que era pra ser uma chance de realizar sonhos virou uma dor de cabeça digna de novela.
E agora, MEC?
A plataforma está fora do ar, o MEC está no modo “visto” e os alunos estão com o coração na mão, rezando para que ninguém tenha feito um estrago na inscrição deles. Agora é esperar e torcer para que o sistema volte sem mais surpresas desagradáveis.
Acompanhe as próximas cenas desse drama estudantil. Enquanto isso, reze para que seu cadastro esteja a salvo!