16 Tipos de Pessoas que Todo Estudante de Medicina e Médico Não Aguenta Mais

  1. O Noia
    Sempre chegando com alguma dor nova, e adivinha? Ele sempre pesquisa no Dr. Google antes de vir. E, claro, já está morrendo de medo de uma doença rara, talvez algo que até a medicina ainda nem tenha descoberto.
  2. O Sádico
    O cara que adora perguntar, “E se eu injetar isso na veia?” ou “Isso dói mesmo?” Sim, meu amigo, dói muito. E provavelmente você não quer saber a resposta. Pode crer.
  3. O Hipocondríaco
    Todo dia, a mesma conversa: “E aquela dorzinha no peito, será que é algo grave?” A gente já sabe que é só o estresse, mas claro, você é quem manda no diagnóstico aqui, né?
  4. O Recalcado que Não Passou no Vestibular
    Esse é o expert da área. Ele nunca entrou em Medicina, mas se tivesse, faria tudo diferente (e mais rápido, né?). Aí começa a comparar o curso com outras áreas, tipo “Mas Direito também é difícil, né?” Não, querido, não é.
  5. A Que Tem Medo de Sangue
    Ah, claro! Você entrou em Medicina porque ama ajudar as pessoas, mas morre de medo de ver sangue. Eu só queria entender: como? Como alguém entra em Medicina e se assusta com o básico?
  6. O Idoso
    Esse aqui é sempre o mesmo personagem: a visita de rotina, que leva meia hora para explicar a história da sua vida e acha que você é um consultor particular. E você, claro, sorrindo e anotando tudo com cara de quem tem tempo de sobra.
  7. O Moralista
    O clássico que acha que tudo que não segue estritamente o código de ética está errado. Então, ele critica você por usar um atalho no aplicativo de consulta ou tirar um cafezinho. Porque, obviamente, moralidade está em toda parte, até na hora de tomar café.
  8. O Banal
    “Ah, então você estuda como eu? Isso é igual a um cursinho de inglês online!” Aham, claro, a Medicina é basicamente um diploma online, né? Só falta o curso ser 100% vídeo-aulas e “compre agora e ganhe um estetoscópio.”
  9. O Pervertido
    Ele sempre aparece perguntando “E como é que é mesmo o trabalho de um ginecologista?” Não importa a especialização que você escolha, esse tipo vai achar um jeito de inserir sempre uma pergunta sobre a anatomia humana. Porque, né, quem resiste a uma conversa sobre isso?
  10. O Humorista da Depressão
    Aquele que leva a vida (e os seus problemas) na zoeira, mas com aquele toque de “minha vida está um desastre”. Às vezes parece mais um stand-up do que uma conversa séria sobre a carreira médica. Ah, os memes da medicina… Ria ou chore? Eu já perdi as contas.
  11. O Humorista Literário
    É o aluno que acha que toda a Medicina pode ser explicada por uma citação de algum escritor famoso. A única coisa que você aprende é como filosofar sobre um diagnóstico, não como tratá-lo.
  12. O Prático
    O cara que jura que já sabe tudo e que a teoria não serve de nada. Não, ele não quer aprender a fundo. Só quer saber “como fazer as coisas” na prática. Então, quando chega o primeiro desafio, adivinha o que ele faz? Fica branco como a neve.
  13. O Motivacional
    Esse é o tipo que acha que todo o seu sofrimento vai valer a pena no final, porque “vai salvar vidas.” Claro, colega, salvar vidas está na agenda… mas se você não der conta de passar nas provas, o drama será outro.
  14. A Vaidosa
    Ah, a vaidosa que acha que seu estetoscópio é um acessório e que seu jaleco é a passarela. Claro, meu amor, sua aparência será super importante quando você estiver, de fato, lidando com o paciente. Não se preocupe, o glamour nunca sai de moda.
  15. O Curioso
    Pergunta o tempo inteiro, mas nunca lê nada. “E se você colocar isso em vez daquilo?” Ou então: “E você, o que acha de mudar esse tratamento?” Se realmente fizesse as lições de casa, talvez não tivesse essas dúvidas. Só talvez.
  16. Aquele Que Já Tem Uma Especialização
    O clássico que chegou no último nível do jogo, e agora só sabe falar sobre como a especialização é a melhor parte. E sim, amigo, ser especialista é ótimo, mas ele se esquece que um dia foi igual a nós – com as mãos sujas de “prática” e um pouco de vergonha alheia.

Deixe um comentário