Se você é um estudante de economia da Estácio, provavelmente está cansado de gráficos, números e aquele maldito Excel. Então, que tal dar uma pausa e assistir a uns filmes que mostram o caos financeiro do mundo? Sim, eles podem não te ajudar a passar nas provas, mas pelo menos vão te deixar um pouco mais tranquilo sabendo que, pelo menos no cinema, os economistas também têm um papel de destaque. Prepare-se para uma maratona cheia de escândalos, falências e dinheiro fácil.
- Psicopata Americano (2000)
Olha, se você acha que o mercado financeiro é apenas sobre números e relatórios, esse filme vai te mostrar como ele também pode ser uma viagem… psicótica. Um executivo de Wall Street que tem um problema com ética e moral. É o lado “sombrio” da economia que você vai amar odiar. - Wall Street – Poder e Cobiça (1987)
“Greed is good” – frase clássica de Gordon Gekko. Se você nunca assistiu esse filme, está na hora de aprender como o capitalismo selvagem realmente funciona (pelo menos no cinema). O que os economistas não te contam: o dinheiro pode ser uma obsessão, mas não é todo mundo que tem os “valores” de Gekko. - Grande Demais para Quebrar (2011)
Esse filme vai te lembrar por que a economia não é para os fracos. Em 2008, quando o sistema financeiro global quase quebrou, os maiores banqueiros do planeta estavam todos em pânico. Mas relaxa, os filmes de economia sempre têm um jeito de fazer tudo parecer mais dramático do que realmente é (ainda bem, né?). - O Lobo de Wall Street (2013)
Ah, Jordan Belfort, o rei do “dinheiro fácil” (mas nem tanto, né?). Esse filme é pura adrenalina – drogas, sexo e muito dinheiro. Se você achar que o mercado de ações é só sobre gráficos e análises, talvez seja hora de ver como ele pode ser um grande espetáculo de excessos. Spoiler: não faça o que ele faz. - Efeito Dominó (2008)
Se você adora um bom drama financeiro, esse filme vai te mostrar os bastidores de um banco que entra em colapso. Eles falam de tudo, menos do quanto isso afeta as pessoas comuns. Mas, ei, o que seria de nós, pobres mortais, sem os “efeitos dominó”? - Loucura Americana (1932)
Sim, eu sei, esse é de 1932. Mas se você curte ver como a economia e a sociedade se chocam, esse filme te dá uma visão retrô de como o capitalismo sempre teve seus problemas. E a moral da história? A depressão econômica não escolhe lado. - Com o Dinheiro dos Outros (1991)
Porque quem não ama um bom filme sobre corrupção financeira? Aqui, você vai ver como investidores tentam manipular uma empresa para enriquecer às custas dos outros. Se você está começando a entender como o mundo funciona, esse filme vai te ajudar a confirmar a sua visão de que o dinheiro é um jogo. - A Fraude (2000)
Sabe aquele tipo de fraude que te faz questionar a existência da humanidade? Esse filme conta a história de um trader que “brinca” com bilhões e faz todo o mercado financeiro tremer. Spoiler: ele paga por isso, mas o processo é todo um show. - Concursante (2007)
Um filme espanhol que vai te fazer repensar o sistema financeiro e, talvez, até o seu próprio futuro no mercado financeiro. Aqui, a economia entra em cena quando o protagonista entra em um concurso financeiro. E não, ele não ganha como todo mundo esperaria. - O Capital (2012)
O filme é basicamente a definição de “capitalismo selvagem”. Um banqueiro de investimentos que tenta derrubar o sistema com suas artimanhas. Um filme perfeito para você que está se perguntando se realmente vale a pena ser econômico com a ética quando o dinheiro está em jogo.
Agora, você tem uma lista para dar uma pausa no estudo e entender como o sistema financeiro, com toda a sua bagunça, funciona na ficção. Quem sabe, depois de tanta fraude e drama financeiro, você comece a achar o seu TCC sobre economia bem menos estressante, né?