1. Você estuda psicologia? Não começa a ler meus pensamentos, hein!
Ah, claro! Como se fosse só abrir a mente e fazer um download do conteúdo. Se eu tivesse esse poder, estaria mais ocupado ganhando na loteria do que ouvindo você falar sobre a última fofoca.
2. “Isso” (a terapia), não funciona
Sim, porque você sabe tudo sobre como a terapia funciona, né? Tá bom, você foi o único que resolveu os problemas do mundo sem ajuda de ninguém. Puro sucesso!
3. “Não me analisa!”
Não se preocupe, nem me passa pela cabeça tentar fazer isso. Vou só prestar atenção nas suas palavras e te dar espaço para falar o que quiser, sem julgamentos. Prometo!
4. Ontem eu tive um sonho super estranho, o que você acha que significa?
Ah, claro, vou ficar aqui fazendo uma análise profunda sobre o seu sonho com unicórnios e pizza flutuante. Psicologia não é adivinhação, mas gostei da sua imaginação.
5. Ah, se você é um psicólogo tem que comprar um divã desses, não?
Claro, um divã no meu apartamento de estudante. Porque todo psicólogo é obrigado a ter um sofá caro, não é mesmo? Esqueceu de perguntar sobre a minha dívida estudantil primeiro?
6. Hummm, os psicólogos são aqueles que vivem fazendo testes e coisas do tipo, certo?
Sim, eu vivo com um montão de testes psicométricos. Aliás, preciso de um para descobrir quanto você realmente sabe sobre psicologia.
7. “Como um estudante da faculdade de psicologia você não deveria se comportar assim …”
Ah, sim, porque a faculdade me dá superpoderes para ser uma pessoa exemplar, né? Eu sou só um ser humano tentando não surtar com os trabalhos de faculdade.
8. Eu sou de aquário, o que você pode me dizer sobre isso?
Ah, claro, deixa eu pegar aqui meu livro de astrologia para explicar o seu signo. Spoiler: psicologia e astrologia não fazem uma boa combinação.
9. Ei amiga, hoje eu tenho uma entrevista de emprego, como eu faço com os meus filhotes?
Claro, vou te dar um “roteiro” de como ser a mãe perfeita e ainda arrasar na entrevista. Porque a psicologia tem respostas para todos os seus dilemas familiares em 30 segundos.
10. Vocês, psicólogos, são todos loucos
Sim, todos nós temos um grande segredo: um contrato de “loucos”, onde fazemos terapia de graça para nós mesmos. Mas quem precisa de um psicólogo quando se tem essa sabedoria toda, né?
11. Você deve saber como fazer, já que é um psicólogo
É claro, porque todo psicólogo sabe como fazer tudo, né? Desde organizar sua vida até te dar a solução para o seu namoro complicado. Só não me peça para escrever seu TCC, porque aí já não rola.
12. “Eu sou muito louca”, “se eu te contar … você vai achar que eu estou louca de verdade”
Sim, com certeza vou julgar você por ter um dia maluco. Fica tranquila, todo mundo tem seus momentos. Psicólogo não é juiz, é escutador, ok?
13. Ah, e nunca se esqueçam das consultas grátis para pessoas estranhas …
Ah, claro, como estudante eu vou fazer meu estágio em análise grátis para todo mundo que aparecer na rua. Tem até fila para a minha “consulta de graça”, né?
14. Ir ao psicólogo? Não sou doido! (E eu nem estou tão mal assim)
Ok, claro. Então continue com sua vida maravilhosa sem consultar ninguém. Porque todo mundo que vai ao psicólogo é “doido”, né? Afinal, todo mundo precisa de uma ajudinha em algum momento.
15. Que saco ir ao psicólogo! Eles devem ser ricos com o valor que cobram pela consulta
Ah, claro, porque psicólogos devem ser todos milionários. Não é como se precisássemos pagar o aluguel, a comida e a faculdade. Mas sim, claro, a consulta é uma mina de ouro.
16. Mas, se a psicologia não é uma ciência …!
E quem foi que disse que psicologia não é ciência? Só porque não fazemos experimentos com cobaias (que é muito mais legal, né?), não significa que não seja. Mas, enfim, opinião sua!
17. Ah, mas você não pode prescrever uma medicação?
Claro, sou um mestre na arte de dar pílulas mágicas para todos. Ah não, pera… isso é com o psiquiatra, não comigo. Psicólogos tratam de mente e comportamento, não prescrevem remédios.
18. Pra que ir ao psicólogo se eu posso ir ao psiquiatra?
Ah, porque o psiquiatra vai te dar a solução para todos os problemas existenciais, né? A psicologia não substitui o psiquiatra, só ajuda de um jeito diferente. São duas abordagens que podem se complementar.
Então, da próxima vez que alguém disser uma dessas frases, apenas respire fundo e lembre-se: a Psicologia é um campo de muita reflexão e não de respostas prontas e mágicas.