“Desenhar é simples. Por isso, é tão complicado” – Paul Rands Exatamente, porque quando o cliente não entende o que você fez em um dia de trabalho, não é porque você não trabalhou duro. É porque a simplicidade é algo que exige muito mais de você. Mas, vai lá, faça parecer fácil.
“Uma cadeira é um contexto para quem nela se senta. Não deve ser apenas bela, mas oferecer um contexto sedutor, sobretudo se é usada por uma mulher” – Eero Saarinen Ah, então além de projetar a casa, você também vai projetar o momento de desconforto ou prazer de quem sentar nela, certo? Sem pressão.
“Arquitetos não inventam nada, apenas transformam a realidade” – Álvaro Siza Sim, claro. Você só transforma tudo o que já está pronto, mas de uma forma tão incrível que parece que você inventou o mundo! Só mais um dia no escritório.
“Prefiro desenhar do que falar. O desenho é mais rápido e deixa menos espaço para mentiras” – Le Corbusier Porque nada diz mais a verdade do que o seu croqui torto de 30 minutos, não é? Falar, negociar, vender… ah, isso é para os outros.
“Todo grande arquiteto é necessariamente um grande poeta. Ele deve ser um grande intérprete original de seu tempo, o seu dia, a sua idade” – Frank Lloyd Wright Então, basicamente, você é um poeta moderno. Com régua, esquadro e muita pressão para entregar o projeto amanhã.
“Não há arquitetura antiga e moderna, apenas arquitetura boa ou má” – Oscar Niemeyer Fico imaginando o que Niemeyer acharia do projeto da sua casa… Mas tudo bem, vai lá, crie algo “bom” – que no seu caso, significa “moderno e com muito vidro”.
“Arquitetura é sua própria finalidade” – João Figueiras Lima Porque, quem precisa de um objetivo quando se tem uma boa fachada para mostrar no Instagram?
“Acredito que as coisas podem ser feitas de outra maneira e que vale a pena tentar” – Zaha Hadid Ah, essa frase… a desculpa perfeita para quando o professor não entende seu conceito criativo. Só tente novamente com uma perspectiva mais ousada e mais linhas curvas!
“É essencial para um arquiteto saber ver de tal forma que a sua visão não seja dominada pela racionalidade” – Luis Barragán Sim, claro, porque às vezes a visão precisa de um toque de loucura para ser chamada de arte. Não é mesmo?
“A arquitetura começa onde termina a engenharia” – Walter Gropius Então, na prática, a arquitetura é onde você começa a esconder os defeitos da obra!