6 Curiosidades Sobre o Curso de Direito Que Você Sempre Quis Saber (Mas Tinha Vergonha de Perguntar)

O “Glamour” dos Tribunais é Real?

O glamour dos tribunais, aquele brilho todo que você vê nos filmes, com advogados super estilosos e discursos emocionantes? Não, amigo, aqui a realidade é bem mais… regular. Claro, tem seus momentos, mas não espere se sentir como um protagonista de novela toda vez que entrar numa sala de audiência. Vai ser mais “deixa eu correr e entregar os papéis a tempo” do que “dramaticamente defendendo um cliente injustiçado”. A não ser que você já esteja sendo pago para ser o “advogado dos sonhos”, aí sim.

Tenho que Fazer a Prova da OAB?

Sim, você precisa, mas não fique paranoico. A OAB não é o bicho-papão que todo mundo pinta. Claro, vai exigir estudo, mas nada que não tenha sido conquistado no longo caminho de 5 anos de faculdade. Se você estudar e não deixar tudo para a última semana (pelo amor de Deus), dá para passar sem se sentir torturado. Vamos ser sinceros: se você chegou até aqui, passou por tantas provas e noites sem dormir, uma OAB não é o fim do mundo.

Tenho que Ler Todo o Vade Mecum?

O famoso Vade Mecum. Imagina aquele livro grosso que parece mais um guia turístico do que um livro de Direito? Não, você não precisa ler ele inteiro. Vai precisar de várias partes, sim, porque é praticamente seu melhor amigo, mas você não precisa virar um mestre em ler páginas e mais páginas. Use ele de forma estratégica, tipo “aquela parte que me salva na prova”.

Preciso Decorar as Leis?

O tempo que você passa decorando leis poderia ser melhor aproveitado assistindo a séries sobre advogados (porque, vamos ser sinceros, é bem mais divertido). Claro, decorar é necessário em algumas situações, mas decorar tudo não é viável nem humanamente possível. Com o tempo, você vai aprender onde procurar o que precisa e com o tempo vai internalizando o mais importante. “Decorar” não precisa ser um estilo de vida.

Os Estagiários dos Escritórios de Advocacia Trabalham Demais?

Sim, eles trabalham, e não, você não vai ser tratado como o rei do escritório no início. Se você acha que vai chegar lá, colocar o terno e começar a comandar o lugar, spoiler: você não vai. Você vai passar muito tempo revisando documentos, organizando pastas e fazendo algumas coisas chatas que nem o seu chefe quer fazer. Mas calma, isso é só a introdução ao jogo. Uma hora você vai ser o advogado que vai delegar todas essas tarefas.

Deixe um comentário