6 Mitos sobre a Faculdade de Psicologia que Você Precisa Parar de Acreditar

1. É um curso fácil, não tem matemática
Ah, claro! Porque entender a mente humana não envolve números, estatísticas ou cálculos… Nada de mais, né? A Psicologia tem, sim, matemática, principalmente quando falamos de pesquisas, análises de dados e testes psicológicos. Então, se você está se preparando para escapar da matemática, melhor reconsiderar.

2. Você será como o Freud
Spoiler: você não vai virar um Freud, nem um terapeuta com cachimbos e barba. Psicologia é uma área com muitas abordagens e teorias. Não existe “o psicólogo”, e não, você não vai ficar sentado em uma poltrona analisando pessoas com complexos de Édipo. Freud foi importante, mas não é a única referência da Psicologia.

3. Vou ganhar consultas grátis quando me formar
Quem não ama um desconto, né? Mas, calma, você não vai distribuir consultas grátis a torto e a direito. Para ser um bom psicólogo, é preciso dedicação, estudo e compromisso. E claro, pagar as contas! Não é porque você é estudante que terá todo o mundo pedindo conselhos de graça.

4. Nós seremos magos / adivinhos / feiticeiros
A Psicologia não é sobre adivinhar o futuro ou ler mentes. A mente humana é complexa e, sim, há ferramentas para ajudar os outros a entenderem seus próprios pensamentos e comportamentos, mas não, você não vai virar um mago. Empatia, escuta ativa e prática é o que realmente importa.

5. Seremos milionários
Ah, se fosse tão fácil! Infelizmente, não é todo psicólogo que se torna milionário do dia para a noite. Se você está indo para a Psicologia só por dinheiro, talvez seja bom repensar sua escolha. Mas, hey, ajudar as pessoas pode ser bem mais gratificante do que qualquer conta bancária cheia.

6. Curso de Psicologia = Ser perfeito = 0 erros na sua vida
PS: Você não vai ser perfeito só porque entrou em Psicologia. Psicólogos também são humanos e, sim, também cometem erros. O curso vai te ensinar a lidar melhor com os outros e consigo mesmo, mas ninguém tem uma vida sem falhas ou dificuldades. Pode deixar, a perfeição não é pré-requisito!

Então, se você está pensando em entrar na faculdade de Psicologia, lembre-se de que, além de ser uma carreira incrível, também envolve trabalho duro, autoconhecimento e, acima de tudo, um pouco de realismo. Desfaça os mitos e prepare-se para a jornada!

Deixe um comentário