Tá na faculdade, mas acha que só sentar naquela cadeira e assistir às aulas vai garantir seu futuro? Ah, meu amigo… a vida universitária não é só isso! Se você está mesmo afim de fazer sua jornada acadêmica valer a pena, está na hora de ir além. E, por mais que você curta aquele rolê de Netflix no final de semana, sua vida acadêmica não se faz apenas de provas e café às 3h da manhã. Vamos te dar umas dicas de como aproveitar ao máximo seu tempo na universidade (e não, dormir durante as aulas não é uma dessas dicas).
1. Participe de um Projeto de Iniciação Científica (Porque Todo Mundo Ama um Título “Pesado” no Currículo)
Sabe aquele projeto de iniciação científica que você sempre ignora, achando que é coisa para quem tem superpoderes de concentração? Pois é, amigo, pode ser a sua grande chance de se destacar (e ganhar um título “cientista” na frente do seu nome, claro). Participar de um projeto de IC não só coloca você em contato com áreas interessantes e realmente aplicáveis à sua área de estudo, mas também é um baita diferencial no currículo. Nada como ser aquele aluno que não apenas decora teoria, mas também participa ativamente da pesquisa. Além disso, você vai poder falar sobre isso no futuro, dando aquele toque de profundidade ao seu discurso (tá, nem sempre é glamour, mas vai valer a pena).
2. Seja Monitor de Alguma Disciplina (Para Ganhar Respeito… E Talvez Uns Pontos Extras)
A vida universitária é toda sobre conexões e, claro, um pouco de exposição também. Se você quer ser o “cool” da turma (mas de um jeito sério, não aquele “faço memes durante as aulas”), ser monitor de alguma disciplina pode ser um baita trampolim. Além de você ter uma responsabilidade extra e dar aquele empurrãozinho nos seus estudos, ser monitor é a chance de mostrar que você sabe mais do que só o básico. E, convenhamos, o professor vai adorar saber que você é o “ajudante” dele e você vai ganhar aquele respeito extra da galera (e quem sabe até alguns pontos na avaliação). Além disso, ninguém pode te negar uma vaga de estágio quando souber que você entende realmente do conteúdo, não só do que foi falado na última aula.
3. Trabalhe Como Freelancer (Porque O Rolê Acadêmico Precisa de Grana Extra)
Você sabia que pode fazer dinheiro enquanto ainda está na faculdade? (Sem precisar virar “mestre da academia” ou vender matérias para os colegas, claro.) Trabalhar como freelancer é uma maneira incrível de desenvolver habilidades práticas enquanto ainda está tirando aquelas longas horas de estudo (sim, trabalho real e não só estágio sem remuneração). Ao ser freelancer, você tem a chance de aprender na prática o que ninguém te ensina na faculdade. Ah, e o melhor de tudo: você pode trabalhar de pijama e ao mesmo tempo ter uma grana para sair no fim de semana. Só não vale esquecer de entregar as coisas a tempo, hein?
4. Procure um Estágio (Porque Esperar a Graduação Para Começar a Trabalhar é Meio Longe Demais)
Claro, você pode passar os quatro anos da faculdade se dedicando 100% aos estudos (e seja lá o que mais você queira focar), mas a vida real não espera, meu amigo. Já pensou em procurar um estágio? E não vale só procurar algo que tenha a ver com sua área e fazer a festa. Não, meu bem. Estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho, e esperar até se formar para “tentar” achar uma vaga é no mínimo um pouco arriscado. Comece agora! Os estágios não são apenas sobre fazer o café ou marcar reunião para os outros, você vai ganhar experiência de verdade, aprender como a indústria funciona e, quem sabe, até já entrar na empresa que você ama antes mesmo de pegar o diploma. Nada como adiantar a sua carreira enquanto ainda está na faculdade, né?
Resumo: Como Garantir Que Sua Faculdade Vale a Pena
Agora que você já sabe por onde começar, está na hora de parar de esperar a “oportunidade perfeita” cair do céu. A vida universitária é muito mais que só assistir aulas e fazer trabalhos de última hora. Para realmente brilhar enquanto ainda é universitário, se envolva: participe de projetos de IC, seja monitor, trabalhe de freelancer ou corra atrás de um estágio. Invista no seu futuro, porque ele não vai esperar você terminar a faculdade para te dar uma chance!
Lembre-se, essa é a fase em que você pode cometer uns errinhos, aprender com eles e ainda sair no final com experiência real e aquele currículo que vai deixar as empresas impressionadas. E quem sabe até ganhar uma grana extra no caminho?