9 Diferenças Entre o Ensino Médio e o Ensino Superior (Prepare-se para o Choque)

Você está indo para a faculdade, hein? Que coragem! Só que tem um pequeno detalhe: o Ensino Médio e o Ensino Superior são dois mundos totalmente diferentes. Não, não é só porque a palavra “superior” está ali no nome. Tem muito mais. Vamos explorar as 9 diferenças que vão te deixar com os cabelos em pé e a cabeça a mil!


1 – O aumento de alunos por turma (De “feira de ciências” para “multidão”)

No Ensino Médio, você estava lá, com sua turma de 20 alunos, quase todo mundo se conhecendo, se ajudando, e quem sabe até torcendo para a professora faltar. Mas, na faculdade? Prepare-se para turmas gigantescas! A sua turma vai ter mais gente do que o seu feed de Instagram no final de semana. E adivinhe? Você será só mais um número no sistema.


2 – A relação com os professores (Do “tiozinho legal” para o “sou só o professor, ok?”)

No Ensino Médio, seus professores eram quase como parte da sua família. Podia ser aquele “tiozinho” que sempre tinha uma piada pronta ou a professora de História que sabia tudo sobre a sua vida. Na faculdade, o máximo que você vai conseguir é uma relação de respeito (se tiver sorte). E, sim, eles vão passar uma tonelada de conteúdo e mal vão lembrar seu nome. Bem-vindo à vida adulta.


3 – A importância do estudo (Aquela coisa de ‘aproveitar as férias’ acabou)

No Ensino Médio, você até estudava, mas as férias estavam sempre ali na sua frente, como uma bela recompensa. Agora, no Ensino Superior, as férias são… um mito. Estudar se torna uma obrigação. E não tem mais aquele “cursinho de última hora” para salvar sua vida antes da prova. Estude, ou a reprovação vai ser a sua melhor amiga.


4 – O uso da tecnologia (De “acesso à internet bloqueado” para “livre acesso ao caos”)

No Ensino Médio, você ficava escondido no celular (mas bem escondido, né?), e as regras de “não mexer no celular” eram claras. Agora, na faculdade? A tecnologia é seu maior aliado – mas, claro, você vai usar isso para procrastinar mais do que estudar. Quer pesquisar um trabalho? A internet está aí. Só não deixe o Instagram tomar conta da sua vida. (Boa sorte!)


5 – Trabalhos acadêmicos (Do “faço na véspera” para o “faço na véspera e ainda me arrependo”)

No Ensino Médio, você até podia deixar para fazer aquele trabalho para a última hora. Mas agora? Os trabalhos acadêmicos vão te desafiar de uma maneira que você nunca imaginou. Não tem mais aquele “entrego qualquer coisa só para passar”. Na faculdade, a pressão é real. E você vai aprender que “fazer na véspera” é um plano de desastre. Mas quem sou eu para julgar, né?


6 – Provas e avaliações (Do “pode colar” para “não tem como escapar”)

Se você acha que no Ensino Médio dava para dar aquele jeitinho básico na prova, se prepare: na faculdade, o “jeitinho” fica mais difícil de ser dado. Provas com mais conteúdo, prazos apertados, e aquele estresse eterno para conseguir uma nota decente. Aqui, colar virou um esporte de risco. O melhor conselho? Estude, ou as provas vão te pegar de jeito.


7 – Grupos de estudo ou grupos de apoio (De “zebra de final de semana” para “vida de maratona de estudos”)

No Ensino Médio, os grupos de estudo eram mais para trocar ideia e comentar o que rolou no final de semana. Agora, na faculdade, se você não participar de um grupo de estudos, vai perceber que a vida acadêmica vai te engolir. E se não for para estudar intensamente, pode esquecer: o sucesso será só um sonho distante.


8 – Rotina acadêmica (De “uma rotina sem graça” para “uma rotina de caos”)

O Ensino Médio é quase uma rotina de férias comparado à faculdade. Lá, você tem sua rotina mais controlada, vai de aula em aula e tenta passar os dias de boa. Na faculdade, a rotina vai ser cheia de altos e baixos – e, se você for bom o suficiente, até um pouco de procrastinação para dar aquela temperada. Acorda cedo, estuda até tarde, e ainda vai dar conta de fazer café para manter os olhos abertos.


9 – Liberdade e responsabilidade (De “minha mãe que me obriga” para “sou eu quem me obrigo”)

Liberdade, ah, a doce liberdade! No Ensino Médio, seus pais te controlavam, o horário da escola era fixo e você ainda tinha aquele professor de Português para vigiar suas escolhas. Na faculdade, você vai ter liberdade para escolher suas aulas, seus horários e até como administrar seu tempo… E vai perceber que essa liberdade vem com um pacote de responsabilidades. Porque, se você vacilar, meu amigo, ninguém vai correr atrás de você.


Agora você está oficialmente preparado para essa jornada de “transformação” (se é que podemos chamar assim). No Ensino Superior, tudo vai mudar, e algumas coisas vão dar muito certo. Outras… nem tanto. Só não se esqueça: respire fundo, estude (ao menos um pouco) e sobreviva. Você vai se dar bem… ou não. Boa sorte!

Deixe um comentário