A faculdade é um lugar onde você vai conhecer gente de todo tipo. Alguns você vai querer manter por perto, outros… bem, vamos apenas dizer que o “modo de evitar” vai ser ativado com frequência. Mas não tem como fugir de encontrar esses tipos. Vamos a eles!
1. Aquele Que Gosta De Se Divertir (E Só Ele Sabe Como)
Este ser está em uma missão imbatível: aproveitar a faculdade ao máximo, o que, para ele, significa baladas, festas, e toda uma rotina de diversão desenfreada. E, sério, se tiver um happy hour rolando, você pode ter certeza que ele já está no meio da galera, provavelmente tentando convencer você a ir. O problema é que esse “divertido” nunca aparece na sala de aula — mas se você precisar de companhia para uma roda de conversa no bar, ele vai ser o primeiro a responder.
2. Aquele Que Bate Nos Livros Com Muita Frequência (E Não Está Brincando)
Este tipo é o super-herói acadêmico da turma. Ele vai estar sempre com um livro embaixo do braço, revisando materiais como se não houvesse amanhã (e talvez não haja, se ele não passar de ano). Se você estiver um pouco perdido, ele vai ser o primeiro a te oferecer resumos que mais parecem tratados filosóficos do que notas de aula. Mas não se engane: ele vai ter uma resposta pronta pra tudo e, provavelmente, vai te fazer sentir que você não leu nem metade do conteúdo enquanto ele discute sobre a última tese que escreveu no fim de semana. Como ele consegue? Isso é um mistério.
3. Aquele Que Não É Local (E Está Sempre Perdidinho)
Esse é o estrangeiro da turma (ou alguém que, mesmo sendo do Brasil, se sente como tal por não morar na cidade universitária). Ele sempre vai pedir indicações de onde comprar o melhor lanche ou como chegar àquela sala que você já está cansado de conhecer. Se você ouvir um “E aí, onde fica tal lugar?”, pode ter certeza que a pessoa não é local e está tentando entender o mapa da faculdade ainda. Mas, hey, no final, ele vai descobrir todos os cantos da cidade e, provavelmente, se tornar o guia turístico não oficial do grupo. Pelo menos ele tem uma desculpa pra se perder no caminho.
4. Aquele Que Sempre Parece Bom (Ou Pelo Menos Tenta)
Este tipo não precisa de muito esforço para parecer sempre em cima, bem vestido e super sociável. Ele tem aquele charme natural (ou, pelo menos, tenta) e parece sempre estar com a vida sob controle. As provas? Fica tranquilo, ele passa. O trabalho de grupo? Ele se encarrega de dar aquele empurrãozinho. O problema é que, na real, ele está só tentando manter a fachada de que tem tudo sob controle. Se você olhar de perto, verá que ele tem a mesma dúvida existencial que todos nós: “O que diabos eu estou fazendo aqui mesmo?”
5. Aquele Que Gosta De Toda A Atenção (E Vai Fazer De Tudo Para Conseguir)
Essa pessoa é, basicamente, a estrela do show. Seja por suas piadas (que são engraçadas uma vez e depois viram repetitivas), seja pelas histórias (que todo mundo sabe que são exageradas até a última gota), ele vai sempre tentar ser o centro das atenções. Se houver uma reunião em grupo, adivinhe? Ele vai fazer o possível para roubar a cena, seja falando mais alto, seja tentando fazer todos rirem, ou até impondo sua opinião como se fosse a última palavra do universo. No fundo, ele só quer ser notado e, quando não é, se sente um pouco… vazio. Trágico, né?
Esses são os cinco tipos que você vai cruzar no caminho universitário, com certeza. Uns são mais legais que outros, mas no final, todos eles fazem a experiência universitária ainda mais interessante (ou mais engraçada, dependendo do tipo). Agora, resta saber: com qual desses você vai se identificar?