6 Curiosidades sobre as Universidades no Brasil (E você achando que sabia tudo…)”

Você, estudante descolado e antenado, acha que já sabe tudo sobre as universidades brasileiras, né? Tá na hora de abrir a mente e descobrir alguns fatos inusitados que você provavelmente não sabia sobre as faculdades do nosso país. Vamos lá!

1. Há quantos anos existem universidades no Brasil?

Você sabia que as universidades brasileiras não nasceram ontem? O primeiro curso superior no Brasil foi criado em 1808, com a fundação da Faculdade de Medicina da Bahia. Ou seja, já se passaram mais de 200 anos desde que a educação universitária aterrissou por aqui. E olha, se você acha que a faculdade já teve suas boas e más fases… o Brasil também passou por umas tretas acadêmicas ao longo da história.

2. Todas as universidades no Brasil têm vestibular próprio?

A resposta curta e direta é: não! Embora a maioria das universidades no Brasil tenha seu próprio vestibular, algumas usam sistemas unificados, como o famoso Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ou seja, você pode entrar na faculdade sem ter que encarar aquele vestibular clássico em algumas universidades, dependendo da sua escolha. Ou seja, talvez você seja mais sortudo que pensava.

3. Em quantos lugares é possível se formar?

E quando a gente fala de onde você pode estudar no Brasil, não é só sobre as faculdades. O país tem uma quantidade gigantesca de instituições de ensino superior espalhadas, de norte a sul. São mais de 2.500 universidades, faculdades e centros universitários que oferecem desde cursos presenciais até opções EAD (e sim, tem uma chance de você não precisar sair de casa). As possibilidades são infinitas, meu caro, basta saber onde procurar.

4. Qual é o grau acadêmico mais escolhido?

Parece que os brasileiros têm uma paixão por bacharelados, já que a grande maioria escolhe bacharelado como o tipo de curso preferido. Claro que há também os cursos de licenciatura e tecnológicos, mas no final das contas, a velha e boa graduação bachelor segue sendo o queridinho da galera. E você? Vai seguir a tradição ou vai se jogar em um curso mais “diferentão”?

5. Estudar em casa é o futuro?

Bom, se você acha que a educação a distância (EAD) é uma moda passageira, prepare-se para mudar de ideia. A cada ano, mais e mais estudantes estão se inscrevendo em cursos EAD. Em 2020, o número de matriculados em cursos EAD no Brasil ultrapassou a marca dos 8 milhões! E olha, a tendência é que isso aumente. Estudar em casa, de pijama e com a geladeira ao lado, é o sonho de muita gente. E você, já se adaptou a esse estilo de vida?

6. De onde vêm os intercambistas?

Ficou curioso? Os intercambistas que chegam ao Brasil vêm de todos os cantos do mundo, mas os americanos, portugueses e argentinos são os que mais costumam desembarcar por aqui. Por que? Bom, uma mistura de proximidade geográfica, interesse por nossa cultura e, claro, o fato de que o Brasil tem um custo-benefício bem atraente para quem quer estudar fora de seus países. Quem diria, né? Eles vêm para cá em busca de cultura, experiência e, claro, um diploma brasileiro!

Agora, com essas curiosidades sobre as universidades no Brasil, você deve estar se perguntando: “O que mais eu não sei sobre o mundo acadêmico?” Quem sabe, né? A resposta está sempre ao alcance de um bom Google e uma dose de curiosidade!

Deixe um comentário