sete pessoas que você provavelmente encontrará na sua primeira semana de faculdade:


1. A Lenda

Como é:
A lenda é aquele aluno (geralmente veterano) que já passou por muitas experiências na faculdade e sempre tem uma história interessante para contar. Ele conhece todos os lugares, os melhores professores e até as “manhas” para sobreviver ao curso. Todo calouro tem uma lenda que parece saber tudo.

O que você pode aprender:
Com a lenda, você aprende a importância de aproveitar as experiências e lições que a faculdade oferece. A lenda já errou e acertou, então ela pode te dar dicas para não cometer os mesmos erros.


2. O Aluno Maduro

Como é:
Esse aluno tem uma postura mais séria e focada. Pode ser mais velho que os outros calouros ou simplesmente mais maduro, com objetivos bem definidos. Ele já sabe o que quer da vida e está ali para aproveitar ao máximo sua experiência acadêmica, sem enrolação.

O que você pode aprender:
Com o aluno maduro, você aprende a ser focado e organizado, sem perder de vista os seus objetivos. Ele ensina que, na faculdade, é importante ter um equilíbrio entre estudos e vida pessoal, mas com dedicação.


3. O Organizado

Como é:
Esse aluno é aquele que já chega na faculdade com tudo planejado. Sua mochila é impecável, as anotações são todas organizadas e ele já tem uma rotina bem definida para estudar, fazer exercícios e até lazer. Ele já sabe de cor os horários das aulas e os melhores horários para se concentrar.

O que você pode aprender:
Com o organizado, você aprende a importância da disciplina e da organização. A faculdade pode ser um desafio sem uma boa rotina, e ele vai te mostrar como ser mais eficiente.


4. O Veterano

Como é:
O veterano é aquele aluno que já passou por vários semestres, conhece os professores, as disciplinas e sabe como contornar as dificuldades da faculdade. Ele tem um ar de sabedoria, sempre tem um conselho e é o primeiro a te avisar sobre o que vem por aí.

O que você pode aprender:
Com o veterano, você aprende a dar valor à experiência. Ele tem as dicas sobre as melhores matérias, como lidar com os professores e até como se sair bem nas avaliações. Ouvir os conselhos dele pode te poupar muitos erros.


5. O Retardatário

Como é:
Esse aluno parece chegar sempre atrasado para tudo: para as aulas, para os trabalhos e até para as provas. Ele se perde no calendário e tem dificuldades em cumprir os prazos, mas sempre tenta dar um jeito no último minuto.

O que você pode aprender:
Com o retardatário, você aprende a importância da pontualidade e da organização. A procrastinação é um dos maiores inimigos na faculdade, e você não quer deixar para amanhã o que pode fazer hoje.


6. O Quieto

Como é:
Esse aluno é calado e prefere observar o que está acontecendo ao seu redor, ao invés de interagir ativamente. Pode ser introvertido, mas é muito atento ao que acontece na sala de aula e fora dela. Geralmente, ele é mais reservado e faz amigos com o tempo.

O que você pode aprender:
Com o quieto, você aprende a importância de ouvir mais e falar menos. Às vezes, ficar quieto e absorver as informações pode ser tão valioso quanto participar ativamente das discussões.


7. O Clique

Como é:
Esse aluno já chega na faculdade com seu grupo de amigos (ou logo encontra um). Ele está sempre acompanhado, seja para almoçar, estudar ou até fazer atividades fora da faculdade. Tem um círculo fechado de amizades e, geralmente, já tem sua turma preferida no campus.

O que você pode aprender:
Com o clique, você aprende a importância de se socializar e formar amizades. A faculdade é o momento perfeito para fazer conexões que podem durar para toda a vida. No entanto, também é importante saber como se encaixar em diferentes grupos e respeitar as diferenças.


Conclusão:
Essas sete pessoas são apenas algumas das figuras que você provavelmente encontrará durante sua jornada universitária. Cada uma delas pode te ensinar algo único sobre a vida acadêmica, e você pode aprender muito com os comportamentos e atitudes de seus colegas.

Deixe um comentário