10 Situações que Todo Universitário Enfrenta Antes de Se Formar (E Sobrevive — Quase)

A vida de universitário é um combo de escolhas difíceis, perrengues e momentos épicos. Antes do tão sonhado diploma, todo mundo passa por esses clássicos momentos. Vamos relembrar?


1. Escolha do Curso
Aquele dilema eterno: seguir o coração, o bolso ou as expectativas alheias? No fim, você escolhe e torce pra não se arrepender (muito).


2. Trote
Seja um trote leve ou uma performance digna de reality show, você sabe que faz parte do ritual. E é aí que começa a saga universitária.


3. Conciliar Trabalho e Estudo
Parece impossível no início. Depois você vira expert em fazer relatório no intervalo do almoço e revisar matéria no ônibus.


4. Avaliações e Trabalhos
A temporada de provas chega sempre na hora errada (ou seja, quando você não estudou nada). E os trabalhos? Divertidos… até você cair num grupo aleatório.


5. Xerox e Empréstimos de Livros
A economia universitária começa aqui: gastar com xerox ou comer a coxinha? Já o empréstimo de livros é aquela roleta russa: vai que a biblioteca tem o que você precisa?


6. Trabalhos em Grupo
Nada une e separa mais pessoas do que um trabalho em grupo. Sempre tem o sumido, o perfeccionista e o que nunca entende nada.


7. Professores
Do “mito” ao que faz você rever suas escolhas de vida, os professores são personagens marcantes na sua jornada. Uns você nunca esquece. Outros, você finge que não existiram.


8. Alimentação
O cardápio universitário tem de tudo: miojo, coxinha, salgados misteriosos e, pra quem tá de bom humor, marmita caseira. Gourmet é só um sonho.


9. Diversão
Festas universitárias, churrascos, cervejadas e o famoso “happy hour” no boteco perto da faculdade. Isso sim dá história pra contar.


10. Ao Fim
Quando o último semestre chega, você percebe que sobreviveu (quase inteiro). A ansiedade pelo diploma vem acompanhada de nostalgia e medo do que está por vir.


E aí, quantas dessas situações você já riscou da lista? Se identificar é fácil; difícil é encarar tudo isso com a paciência intacta!

Deixe um comentário