Ok, eu sei o que você está pensando: “Filmes sobre fisioterapia? Isso deve ser um saco!”. Mas, vamos combinar, alguns filmes podem ser tão emocionantes quanto um bom alongamento pós-treino. Eles têm a capacidade de mexer com as emoções e mostrar o poder da fisioterapia, a luta pela recuperação e, claro, a importância do trabalho duro. Então, prepare a pipoca, porque essa lista vai te fazer enxergar o mundo da fisioterapia sob outra ótica.
- Intocáveis (Intouchables)
Aquele filme que vai te fazer sentir que, talvez, você tenha escolhido a profissão errada, porque a história de superação e amizade entre um tetraplégico e seu cuidador vai te dar um mix de inspiração e inveja de como a vida pode ser incrível. E quem diria que a fisioterapia poderia ser tão emocional, né? - Soul Surfer – Coragem de Viver (Soul Surfer)
Baseado em uma história real, este filme segue a trajetória de Bethany Hamilton, uma surfista que perdeu o braço em um ataque de tubarão. Se você achava que precisava de todos os membros para ser incrível, ela prova o contrário. Um verdadeiro tapa na cara de quem pensa que “não tem como”. Spoiler: sim, tem como. - Hasta la Vista – Venha Como Você É (Hasta la Vista)
Três amigos com deficiência física e um objetivo: perder a virgindade. Ah, a coragem e as aventuras deles vão te fazer repensar o que realmente significa superar barreiras. Se você já achou difícil colocar um paciente para caminhar, tenta imaginar como seria superar esses desafios de vida, com um toque de humor. - O Escafandro e a Borboleta (Le Scaphandre et le Papillon)
Um filme sobre um cara que sofre um acidente e fica com o corpo paralisado, mas mantém sua mente viva. Agora, tente imaginar a complexidade de reabilitar alguém em uma situação dessas. Fisioterapia, meus amigos, é muito mais do que músculos e ossos, é sobre resgatar a essência da pessoa. - Ferrugem e Osso (De rouille et d’os)
Ok, o nome pode te dar uma ideia errada de que é sobre máquinas quebradas, mas não se engane! O filme segue uma mulher que perde as pernas após um acidente. O que mais vai te impressionar? Como a recuperação dela e o relacionamento com seu fisioterapeuta são essenciais para sua reintegração ao mundo real. Sim, também tem drama, porque a vida não é fácil para ninguém. - De Porta em Porta (Door to Door)
Este filme é baseado na vida de Bill Porter, um vendedor com paralisia cerebral que enfrenta obstáculos enormes para levar uma vida plena. A moral da história? Nunca subestime o poder da persistência. E, sim, fisioterapia está em todo lugar, mesmo quando você está vendendo aspiradores. - Carne Trêmula (Carne Trémula)
Um filme espanhol de Pedro Almodóvar com uma abordagem peculiar sobre acidente e recuperação. Não é exatamente sobre fisioterapia, mas a maneira como a vida e o corpo se reconstroem após um trauma vai fazer você repensar os conceitos de reabilitação e recuperação. Ah, e tem bastante drama. Porque nada nessa vida é fácil, certo? - Meu Pé Esquerdo (My Left Foot)
Quem diria que um filme baseado na vida de Christy Brown, que nasceu com paralisia cerebral, poderia ser tão inspirador? Se você já teve aquele momento de achar que a fisioterapia não ia dar certo, esse filme vai te lembrar que até o “pé esquerdo” tem seu valor e pode ser capaz de coisas incríveis. - Frida
Ok, talvez você não ache muito sobre fisioterapia nesse filme, mas se você tem alguma dúvida sobre o poder de resiliência, basta olhar para a vida da artista Frida Kahlo. Ela superou um acidente grave e passou por tratamentos dolorosos ao longo de sua vida. E, se você já fez fisioterapia, sabe como um tratamento pode ser… desafiador. A diferença é que Frida fez isso tudo com um toque de arte. - The Theory of Everything (A Teoria de Tudo)
Tá, a física não é sua praia, mas a história de Stephen Hawking é, no fundo, sobre superação. A luta dele contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA) e os desafios que ele enfrenta para continuar vivendo sua vida são um lembrete de como a fisioterapia está em todo processo de recuperação. Só que com menos fórmulas e mais movimentos corporais, claro.
Então, ao invés de reclamar do seu estágio ou da carga de trabalho, que tal dar uma olhada nesses filmes? Eles vão te lembrar de por que você escolheu ser fisioterapeuta (ou ainda vai escolher, depois de toda essa inspiração). Vamos lá, é hora de se emocionar!