10 Filmes Para Nutricionistas (E Futuras Nutricionistas) Que Vão Te Fazer Repensar Cada Mordida”

Se você é estudante de nutrição ou já é um nutricionista, sabe que sua vida não se resume apenas a contar calorias e fazer planilhas. Às vezes, você precisa de um pouco de entretenimento que também envolva aquela dose de aprendizado (ou de chocar sua consciência com como o mundo da alimentação está bagunçado). Então, aqui vai uma lista de filmes que vão te fazer repensar seus próprios hábitos alimentares enquanto rola no sofá. Bora lá?

  1. Super Size Me – A Dieta do Palhaço (Super Size Me)
    Ah, o clássico. Morgan Spurlock entra em uma verdadeira maratona de fast food e tenta sobreviver a um mês inteiro de McDonald’s. Spoiler: a saúde dele não aguenta o tranco. Isso serve como um ótimo lembrete de como não é nada saudável engolir o combo de fritas grandes e refrigerante de litro, mas quem nunca? Assistir esse filme vai fazer você pensar duas vezes antes de pedir aquele McLanche Feliz (ou qualquer coisa no menu).
  2. A Conspiração da Vaca: O Segredo da Sustentabilidade (Cowspiracy: The Sustainability Secret)
    Se você está tentando convencer os outros (e, vamos ser honestos, até a si mesmo) sobre a importância da sustentabilidade alimentar, esse documentário vai ser seu aliado. Ele toca na questão dos impactos ambientais da pecuária e mostra como nossas escolhas alimentares podem destruir o planeta. E se você ainda tem dúvidas sobre como carne vermelha afeta o mundo, esse filme vai abrir seus olhos.
  3. Comer, Rezar, Amar (Eat Pray Love)
    Julia Roberts vai para a Itália, Índia e Indonésia em uma jornada pessoal de autodescoberta, e adivinhe só? O “comer” envolve muita comida italiana maravilhosa (e talvez você comece a ter uma crise de identidade nutricional com tanta pizza e pasta). Se você está em busca de equilíbrio entre prazer e autocuidado, esse filme vai ser uma verdadeira aula de como nossos hábitos alimentares estão intimamente ligados à nossa felicidade (e ao quanto você está disposta a se perder nos carboidratos).
  4. Estômago
    Esse filme brasileiro vai te fazer refletir sobre como a comida é mais do que nutrição; é também cultura, sobrevivência e poder. A história de um cozinheiro que usa a gastronomia para se conectar com o mundo vai te dar uma nova perspectiva sobre como a alimentação pode ser uma ferramenta para transformar a vida das pessoas. E claro, tudo temperado com humor negro.
  5. The Kids Menu (Little Humans)
    Você achava que nutricionista só tinha que cuidar de adultos? Errado. Esse documentário explora como crianças em diversas partes do mundo estão sendo alimentadas, e, spoiler: não é nada saudável. Acompanhando as escolhas alimentares de várias famílias, ele mostra como as crianças estão sendo influenciadas por tudo o que está ao seu redor, o que pode até gerar uma crise em você, se não tiver preparado para ver onde as coisas podem dar errado.
  6. Nação Fast Food – Uma Rede de Corrupção (Fast Food Nation)
    Aqui, a crítica vai para a indústria do fast food, e, cara, se você pensou que sabia tudo sobre comida rápida, esse filme vai te deixar de boca aberta. Corrupção, exploração e um verdadeiro tapa na cara de quem acha que fast food é só uma opção “comum” e sem impacto na saúde pública. Depois de ver esse filme, você vai olhar para a propaganda de fast food com um olhar bem mais cético.
  7. Ratatouille
    Esse filme sobre o ratinho chef é muito mais do que apenas fofura e comédia. Ele traz uma lição importante sobre a paixão pela comida e sobre como a culinária pode unir pessoas de diferentes origens. Se você, como nutricionista, já perdeu a paixão pela comida saudável, talvez esse filme ajude a reacender aquele amor por ingredientes frescos e saborosos. Ah, e quem diria que um rato poderia ensinar algo sobre comida, né?
  8. Sem Reservas (No Reservations)
    Um filme onde a chef Kate (Catherine Zeta-Jones) vai aprender sobre a importância de equilibrar sua vida pessoal e profissional enquanto descobre novos sabores e valores. Como nutricionista, você sabe que o equilíbrio é essencial – e esse filme é uma metáfora perfeita de como equilibrar o trabalho com a saúde pessoal. Além disso, quem não ama uma boa receita gourmet?
  9. Tomates Verdes Fritos (Fried Green Tomatoes)
    Se você nunca ouviu falar em tomates verdes fritos, então precisa ver esse filme. Apesar de ser uma história de amizade e superação, ele também é um delicioso retrato do quanto a comida pode significar na vida de uma pessoa, tanto emocional quanto culturalmente. E, claro, se você for apaixonado por comida reconfortante, vai amar as receitas e lições que vêm com essa trama.
  10. Muito Além do Peso
    Esse documentário brasileiro te joga na realidade das crianças obesas no Brasil, e é pesado (literalmente). Ele toca na questão das políticas públicas, dos hábitos alimentares e de como a obesidade infantil virou uma epidemia no país. Se você se considera um guardião da saúde, esse filme vai te motivar a lutar pela mudança, seja na sua prática diária ou até em ações mais amplas de conscientização.

E aí, já está se sentindo mais pronto para explicar para aquele amigo o quanto ele está arruinando a vida comendo fast food todo dia? Esses filmes vão te dar um empurrãozinho para relembrar o quão importante o seu trabalho é na hora de ajudar as pessoas a tomar decisões mais saudáveis. Só cuidado para não sair criticando o prato do restaurante… Ou se você for nutricionista, talvez seja até esperado, né?

Deixe um comentário