O que devo vestir?
Você não precisa ir fantasiado de calouro nem usar terno e gravata, mas também não vá de pijama (ainda que seja tentador). Vista algo confortável, que passe a vibe “sou descolado, mas levo a faculdade a sério”. Spoiler: ninguém repara tanto assim, então relaxe.
Chegue cedo
Sabe aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? Pois é, nada de chegar atrasado no primeiro dia. Chegar cedo dá tempo pra explorar o campus, achar a sala (sem se perder três vezes) e talvez até puxar papo com algum colega.
Trote
Prepare-se para as brincadeiras. Algumas são de boas, outras, bem… nem tanto. Se não quiser participar, diga com jeitinho (ou fuja rápido). Mas, se topar, aproveite pra se enturmar – é uma forma de conhecer os colegas e já ganhar histórias pra contar.
Veteranos
Eles podem ser assustadores no início, mas calma, não são tão maus assim. Muitos até ajudam com dicas valiosas, tipo quais professores são tranquilos e onde não comprar o café mais caro do mundo. Fique esperto: veteranos confiáveis valem ouro.
Material, que levar?
Não precisa carregar uma papelaria inteira na mochila. Um caderno ou laptop, caneta e aquele estojo básico resolvem. Ah, e leve algo pra anotar mesmo que seja digital – confiar só na memória nunca dá certo.
Professores
Eles vão te observar e, sim, lembrarão de você. Dica de ouro: seja respeitoso, preste atenção e tente causar uma boa impressão. Ah, e não tente ser “o engraçadão da turma” logo de cara – piadas forçadas não ajudam.
Conclusão debochada:
Os primeiros dias na faculdade são como um episódio piloto de série: confusos, mas empolgantes. Siga essas dicas pra não passar vergonha e, de quebra, já começar a escrever sua própria saga universitária. Afinal, quem não ama um bom drama de calouro?