Networking na Faculdade: Como Se Tornar o Rei (ou Rainha) das Conexões!


Quais são os benefícios de construir uma rede de contatos?

Ah, o networking… Esse item essencial que você vai ouvir o tempo todo, mas que ninguém ensina de verdade. Vamos lá: além de garantir aquele apoio moral durante o semestre de provas, uma boa rede de contatos pode te salvar de várias enrascadas. Bora entender o porquê?


Proporciona uma rede de apoio

Vamos ser sinceros, a faculdade não é só glamour e festas (apesar de ter umas boas doses disso). Às vezes, você vai precisar daquela pessoa pra te dar um empurrãozinho. E quem você acha que vai te salvar quando o seu plano de “não estudei nada” der errado? Sim, um bom contato pode ser a salvação. Nada como um colega com os mesmos objetivos para segurar sua onda.


Amplia conhecimentos

Sabe aquela frase “quem não se comunica, se trumbica”? Então, no networking, a ideia é um pouco mais sofisticada, mas a essência é a mesma. Estar rodeado de pessoas de diferentes áreas e perspectivas amplia o seu próprio conhecimento. E cá entre nós, você vai querer sair da faculdade com um repertório um pouco mais diversificado do que o de “assisti todos os vídeos do YouTube sobre o tema”.


Aumenta o acesso a oportunidades

É, a vida profissional não se resume à sua capacidade de fazer anotações rápidas. Na faculdade, quem tem um bom networking tem acesso a estágios, programas de trainee e, claro, aquele trabalho extra que vai render uma graninha. Às vezes, você nem precisa de um super currículo se tiver uma rede de contatos que realmente confia em você.


Como fazer networking durante a faculdade?

Agora vem a parte que você tanto temia: como, exatamente, fazer isso sem parecer um robô daquelas listas frias de contatos?


Aproximar-se de professores

Sim, sabemos que você só vai falar com o professor quando for absolutamente necessário… mas, se você for esperto, vai querer criar uma pontinha de relação ali. Professores são ótimos contatos: eles já estão no mercado de trabalho, têm experiência e, se jogarem umas dicas de graça, você pode até começar a entrar no radar de alguns deles. Só tome cuidado para não ser aquele aluno “chato”. Aproveite pra perguntar sobre estágios, eventos, ou até mesmo para um café… sem exageros, ok?


Valorizar a relação com os colegas

Aqui, o papo é sério: se você acha que vai fazer a faculdade sozinho, você tá no caminho errado. Seus colegas podem ser seus melhores aliados. Formar grupos de estudos, trocar ideias sobre trabalhos ou até mesmo se apoiar nas horas difíceis vai te ajudar a criar um laço que vai render boas amizades e contatos profissionais no futuro. E, convenhamos, esses contatos vão ser muito mais valiosos que um PDF de trabalho em grupo.


Aproveitar atividades extracurriculares

Você acha que o mundo profissional se resume a provas e apresentações? Se sim, sinto muito, você tá bem enganado. A grande chave para o networking na faculdade são as atividades extracurriculares: palestras, workshops, feiras, até mesmo aquele evento que o seu amigo insistiu pra você ir, mas que você não queria porque “tava cansado”. É aí que você vai conhecer as pessoas certas. E, além de adquirir conhecimento, você ainda pode fazer uns contatos que serão ouro quando você precisar de uma mãozinha no mercado de trabalho.


Conclusão debochada:
Se você achou que o networking era só coisa de gente “metida”, pode começar a repensar. Ele é a chave para abrir portas na faculdade e no mercado. Não é só sobre saber se apresentar – é sobre criar conexões que podem te impulsionar quando você menos esperar. Então, se joga! Comece a construir sua rede agora, porque se depender só da sua competência, a vida vai ficar mais difícil do que um trabalho sem deadline.

Deixe um comentário