Os inscritos na lista de espera do Prouni, aquele famoso programa que distribui bolsas de estudo para universidades privadas, já podem conferir se vão estudar com desconto ou se a saga continua. O resultado sai nesta terça-feira (1º) e está disponível no Portal Único de Acesso.
Se seu nome aparecer na lista, segure a emoção (ou não) e prepare os documentos para provar que tudo o que você declarou na inscrição é real. A comprovação da renda e do histórico escolar pode ser feita online ou presencialmente na instituição para a qual você foi selecionado. Ah, e fica esperto: tem prazo para isso!
Relembrando as regras do jogo:
- Bolsa integral (100%): Renda familiar média por pessoa de até 1,5 salário mínimo.
- Bolsa parcial (50%): Renda familiar média por pessoa de até 3 salários mínimos.
Na edição deste ano, o Prouni disponibilizou 338.444 bolsas em 403 cursos espalhados por 1.031 instituições privadas pelo país. Desses, 203.539 sortudos conseguiram bolsas integrais e 134.905 ficaram com as parciais.
E não faltou concorrência: 768.296 inscritos entraram na disputa, sendo que 197 mil foram chamados na primeira rodada e outros 86,3 mil na segunda chamada. Agora, a lista de espera é a última esperança para aqueles que ainda estão na luta por um lugar ao sol (ou na sala de aula).
Se você está nessa fase, corra atrás dos documentos e garanta sua vaga. Se não, já pode começar a se preparar para a próxima rodada. E, claro, sempre tem aquele jeitinho brasileiro de procurar outras opções de bolsa por aí. Boa sorte! 🎓🔥