Se você está matriculado em um curso de Pós-Graduação, seja ele lato ou stricto sensu, e já cursou uma disciplina equivalente em outro curso, saiba que pode solicitar a isenção dessa disciplina. No entanto, há algumas condições para essa solicitação. Vamos entender melhor como isso funciona.
Quando posso solicitar a isenção de disciplinas?
A isenção de disciplinas pode ser solicitada se a disciplina em questão, ou uma equivalente, foi cursada há menos de cinco anos, com aprovação, em outro curso de Pós-Graduação lato ou stricto sensu. Porém, é importante lembrar que a carga horária e o conteúdo programático da disciplina já cursada precisam ser compatíveis com os da disciplina a ser cursada.
Como solicitar a isenção de disciplinas?
Para solicitar a Isenção de Disciplinas, o aluno deve abrir um requerimento específico denominado “Analisar Aproveitamento Matéria – Especialização”, que pode ser feito no Portal do Aluno ou junto à secretaria dos campi/polos/unidades da Instituição de Ensino Superior. Após abrir o requerimento, o aluno deve anexar ao requerimento o histórico escolar e a ementa das disciplinas cursadas, que serão objeto de pedido de isenção.
Quem analisa o requerimento?
A análise do requerimento é de competência da coordenação do curso. A coordenação tem a possibilidade de atribuir até 1/3 de isenção das disciplinas que apresentem carga horária e conteúdo programático compatíveis entre si, mesmo que tenham sido cursadas em cursos diferentes. Nos casos de transferências dentro do grupo Estácio, o percentual de isenções pode ser majorado por liberalidade da coordenação acadêmica, conforme previsto no Regulamento da Pós-Graduação e no artigo 17 deste Manual.
Pontos de atenção
É importante salientar alguns pontos sobre a isenção de disciplinas:
- A isenção acadêmica não corresponde à isenção financeira;
- Não é aplicável isenção para a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso;
- Não é aplicável pedido de isenção de disciplinas cursadas na Graduação/Graduação Tecnológica.
A isenção de disciplinas é uma oportunidade para aproveitar o conhecimento já adquirido, otimizar o tempo de curso e focar em novos aprendizados. Porém, é fundamental estar atento às regras e procedimentos para solicitar essa isenção. Agora que você já sabe como funciona, que tal analisar as possibilidades para o seu curso?