Corre, universitário! Inscrições do Sisu estão acabando e o Prouni tá chegando

Se você fez o Enem 2024 e acha que agora é só esperar uma vaguinha cair do céu, pode tirar o cavalinho da chuva. O início do ano é aquela correria: Sisu, Prouni, Fies… um festival de prazos que só falta ter trilha sonora de suspense. E aí, bora encarar?

Se sua aposta é o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), marca na agenda: você tem até TERÇA-FEIRA, dia 21, pra garantir sua inscrição e tentar uma vaguinha em universidades públicas. A primeira nota de corte já saiu no sábado (18), então é bom dar uma olhada pra não ficar sonhando com curso de medicina com 600 pontos. Spoiler: não rola.

Este ano, tão liberadas mais de 261 mil vagas em universidades públicas do país inteiro. Destas, mais de 68 mil são pra licenciaturas (alô, futuros professores!), e quem se encaixar nos requisitos do programa governamental Pé-de-Meia Licenciaturas vai levar um “mimo” de R$ 1.050 por mês durante o curso. Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraíba são os estados com mais vagas.

E pra se inscrever? Moleza. É grátis e feito no Portal Único do Acesso ao Ensino Superior. Mas, ó: só pode quem já terminou o ensino médio, fez o Enem 2024 e não zerou a redação (se zerou, melhor repensar os planos).

Prouni e Fies: Porque nem só de Sisu vive o estudante

Agora, se você está de olho numa faculdade particular e quer uma ajudinha pra não vender um rim, segura essa: as inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos) começam essa semana! O prazo é de 24 a 28 de janeiro de 2025 e, olha que beleza, também é gratuito. A inscrição rola no mesmo Portal Único do Acesso ao Ensino Superior.

E como funciona? O Prouni oferece bolsas integrais e parciais. A primeira chamada sai no dia 4 de fevereiro, então fica esperto. Se não rolou na primeira, relaxa: tem a segunda chamada em 28 de fevereiro.

Por fim, mas não menos importante, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) chega em fevereiro pra quem precisa daquela força financeira pra pagar a faculdade sem surtar. Neste ano, são mais de 112 mil vagas de financiamento pra você tentar.

E aí, pronto pra entrar na guerra dos boletos ou vai deixar passar?

Deixe um comentário