Então você finalmente conseguiu. Parabéns, você se formou! Agora, a pergunta é: E agora? Calma, não entre em pânico. Vamos dar um empurrãozinho para não perder o norte no meio desse mar de incertezas. Aqui vão 3 coisas para fazer depois da faculdade, porque, convenhamos, ninguém quer viver no modo só mais um.
1: Defina aonde quer chegar (porque, né, não dá pra sair de casa sem saber o destino)
Agora que você tem o diploma (ou quase, se ainda não pegou a caneta), está na hora de pensar: o que você realmente quer da vida? Aqui vão umas perguntas chatas, mas necessárias:
- Quais são meus valores? (Ah, sim, porque “só pelo dinheiro” não vai funcionar por muito tempo.)
- Em que tipo de ambiente prefiro trabalhar? (Faz sentido correr de uma sala cheia de gente barulhenta se você ama trabalhar em paz, né?)
- O que me faria levantar animado da cama todos os dias? (Fica a dúvida: trabalho ou Netflix? Esperamos que seja trabalho.)
- O que costuma me mover para a ação? (Não vale só pensar em dinheiro. Sério.)
- O que eu faria se não precisasse me preocupar com dinheiro? (Agora a gente vai começar a ver a verdadeira vocação, hein?)
- Como eu gostaria de ser lembrado? (Sim, o legado importa. Mesmo que seja só no WhatsApp.)
Agora, se você não souber responder a todas essas perguntas, bem… talvez seja hora de dar uma pausa na procrastinação e refletir um pouco.
2: Entenda o que é preciso para chegar lá (spoiler: não basta só vontade)
Aqui vai uma dica simples: não dá para chegar a lugar nenhum sem saber o caminho. Então, antes de sair dizendo que vai conquistar o mundo, comece com algo básico:
- Você já traçou metas? (Se a resposta for “não”, relaxa, você não está sozinho. Mas está na hora de começar!)
- Tem objetivos claros para a área que quer entrar? (Porque dizer que quer “trabalhar em algo legal” não ajuda nem a sua tia no WhatsApp.)
Estabeleça um plano. Não, não é só sobre colocar no LinkedIn que você está disponível para oportunidades. Pense em algo real: onde você quer estar daqui a 5 anos? Pode ser só um esboço, mas já ajuda a organizar a bagunça mental.
3: Prepare-se para se destacar nos processos seletivos (porque todo mundo que se formou acha que é CEO)
Se você achou que, com o diploma na mão, a vaga está garantida, desculpe informar que o mercado não pensa assim. Então, bora se preparar:
- O que você está fazendo para se destacar nos processos seletivos? (Não vale só tirar selfies para o LinkedIn com a legenda “disponível para novas oportunidades”.)
- Já pensou em um curso online de Processos Seletivos Na Prática? (Sim, isso existe. E sim, é a melhor maneira de não fazer papel de amador.)
Prepare-se para se destacar, porque a competição está acirrada e quem não sabe se vender, está perdido. Não seja esse alguém.
Agora é com você. A vida pós-faculdade pode ser assustadora, mas se você seguir essas dicas, ao menos vai evitar um ou outro perrengue de principiante. Boa sorte, e não se esqueça: não basta ser formado, tem que saber o que fazer com isso!