Chegou a hora. Você está no primeiro período da faculdade, cheio de sonhos, expectativas e um certo pavor (sim, você vai sofrer um pouco e vai ser maravilhoso). A vida de calouro é uma mistura de adrenalina, caos e descobertas. Aqui estão 10 coisas que você vai ter que lidar – ou já está lidando – nesse começo de jornada universitária. E sim, você vai sobreviver a todas elas. Provavelmente.
1. O Temido Trote!
Não, você não vai escapar dessa. O trote é como uma iniciação, só que sem a parte bonita e com muita vergonha alheia. Prepare-se para ser “bem-vindo” com atividades nada discretas. Mas ei, depois você vai olhar para trás e dar risada. Se conseguir sobreviver a isso, o resto vai ser fichinha.
2. Gastar Dinheiro com Xerox na Faculdade
Lembre-se de que o orçamento vai para o espaço porque, sim, você vai gastar toda a sua grana de xerox. Aqueles resumos, textos e apostilas vão sair mais caros do que a faculdade em si, mas quem liga, né? Vai se acostumar com o cheirinho de papel novo da xerox e com a sensação de ser o único que “não copiou na aula”.
3. Não Precisa Pedir para Ir ao Banheiro na Faculdade
Lá se foi o tempo em que você tinha que levantar a mão para ir ao banheiro, como na escola. Agora você é adulto, e a faculdade é o seu território. Vai para onde você quiser, quando quiser – desde que não seja no meio da aula, porque sim, o professor vai te dar aquele olhar fulminante.
4. Recreio x Intervalo
Lembra do recreio da escola? Então, na faculdade, o intervalo vai ser sua chance de respirar, bater aquele papo rápido com os amigos e, claro, dar uma olhada no celular para ver se alguém te mandou mensagem (ninguém mandou, mas vale a tentativa). Só não confunda isso com o “recreio”, porque aqui o papo vai ser mais filosófico e a galera já vai estar cobrando aquela participação nas atividades extracurriculares.
5. Perder-se no Campus
O campus parece gigante e, por mais que você use o mapa, vai se perder em algum momento. A boa notícia é que todo calouro se perde no começo, e a galera veterana já te espera, rindo discretamente, porque também passou por isso. Não se desespere. Se perder é só parte do processo de adaptação.
6. A Mágica do Caderno de Matérias
Logo no começo, você vai se empolgar e comprar cadernos para todas as matérias. Aí, no segundo mês, você vai perceber que as anotações se acumulam e você não faz ideia de onde colocou o caderno de matemática. Calma, não tem problema. Em algum momento, você vai entender que não precisa de 20 cadernos, mas, sim, de muito mais organização.
7. O Tamanho das Aulas
Aquele sonho de que as aulas seriam como na escola, com 40 minutos de aula e uma pausa para o lanche? Esqueça. As aulas vão ser longas, com professores com discursos épicos sobre qualquer tema, e o relógio vai parecer estar em câmera lenta. Só que, ei, quando você menos esperar, vai estar terminando o semestre e até vai sentir falta.
8. Primeiras Provas: O Pesadelo Começa
Prepare-se para a primeira prova, que vai ser uma verdadeira montanha-russa de emoções. O nervosismo vai dominar, a sensação de que você não estudou o suficiente vai te assombrar, mas no fim, vai dar tudo certo (ou não). O importante é respirar e tentar não surtar. Vai ser uma experiência de aprendizado.
9. A Real sobre as Festas
Todo calouro se empolga com a ideia das festas universitárias. “A faculdade é só festa”, você pensa. A verdade? Vai ter festa, sim, mas você também vai ter que dar conta da rotina de estudos. As festas vão ser épicas (porque, sejamos honestos, você vai estar morrendo de vontade de se divertir), mas elas não vão substituir a pressão das provas e trabalhos. Ou seja, o equilíbrio vai ser seu novo melhor amigo.
10. A Dor do Preenchimento do Trabalho
Todo calouro vai passar pelo momento angustiante de entregar aquele trabalho que, no fundo, sabe que podia ter sido melhor. A sensação de que “deu o seu melhor”, mesmo sabendo que poderia ter feito mais, é universal. Mas relaxa, você vai aprender a fazer esses trabalhos na metade do tempo e até achar graça da sua angústia no futuro.
Conclusão: Relaxe, Você Vai Sobreviver!
Ser calouro na faculdade é como passar por um ritual de passagem. Vai ter de tudo: trote, sobrecarga de trabalho, novos amigos, novos desafios e, claro, aquela dose de ansiedade para dar um tempero na vida. Mas no final, vai ser só mais uma fase. Então, respira fundo e aproveita – esse começo de jornada vai ser épico!