TUDO O QUE VOCÊ DEVE ABSOLUTAMENTE SABER SOBRE O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
TUDO O QUE VOCÊ DEVE ABSOLUTAMENTE SABER SOBRE O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Share on X
Hey, você, que adora dar uma movimentada e curte um esporte, mas ainda tá naquele dilema pós-ensino médio?
Pensando no que fazer? Que tal considerar uma sacada genial?
Tipo, o curso de Educação Física!
Essa graduação é um misto maneiro, saca? Junta a área da Saúde com a das Biológicas, abrindo um leque enorme de possibilidades.
E olha, é o curso perfeito pra quem foge da mesmice e tá afim de trilhar caminhos alternativos.
Tá ligado no que o profissional de Educação Física faz?
Ele é o mestre dos exercícios, dos esportes, do movimento! E cê sabia que mais de 40% dos brasileiros não batem nem o mínimo de atividade física recomendado pela OMS? Tipo, preguiça pura, né?
E essa preguiça acarreta numa série de problemas chatos: obesidade, diabetes, colesterol nas alturas, pressão alta, até problemas no coração, pô!
A função desse profissional é tirar a galera do sofá e trazer saúde na bagagem, mostrando como fazer exercícios direito, sem dar mole pra lesão.
Claro que, pra virar um pro nessa, tem que encarar o curso superior em Educação Física numa instituição certificada pelo MEC.
E depois, rola o registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF) do seu estado. É o passaporte pro mundo fitness!
E aí, onde o educador físico se joga depois da formação? Tem opção, viu!
Toca o terror nas academias, ajudando a galera a mexer nos aparelhos direitinho, ajustando pesos e tal. Ou então, ser o mito dos professores nas escolas, ensinando os moleques a correr atrás da bola e de uma vida mais ativa.
Tem também o personal trainer, o coach particular, que dá aquela atenção VIP pra cada aluno. Ah, e se aventurar na pesquisa, descobrir mais sobre o corpo humano, ir além dos limites do conhecimento.
E sabe o que é bacana? Na reabilitação, trabalhando junto com os fisioterapeutas, fortalecendo os músculos da galera que se machucou ou tá se recuperando de alguma parada chata.
Ah, e tem ainda o lance da recreação, sacou? Levar alegria e saúde pra todo mundo, em qualquer idade.
Agora, vamos falar do curso em si! Se liga na grade curricular.
Tanto na licenciatura quanto no bacharelado, você vai mergulhar no universo do corpo humano, músculos, ossos, essas paradas todas.
Na licenciatura, tem mais foco na didática, já no bacharelado, o negócio é ir pro fight direto com a galera.
E não pense que é só fazer flexões, hein? Tem muito conteúdo teórico pra entender o corre do corpo: anatomia, fisiologia, biomecânica, até filosofia entra na jogada!
Qual a duração do curso de Educação Física?
Licenciatura, 3 anos. Bacharelado, 4 anos. Nessa jornada, tem os estágios, aquela dose obrigatória de prática, e é claro, as atividades complementares pra deixar o currículo turbinado.
O mercado é vasto, mas tem que se ligar, tá mais quente nas cidades grandes.
A média salarial é algo em torno de R$ 2.490, mas, mano, sempre rola aquela diferença dependendo da região e do naipe da sua experiência.
Ah, e claro, pra se dar bem, é bom estar na crista da onda! Estuda, se especializa, porque conhecimento é chave, mano!
E como se dar bem nessa profissão?
Agora, sobre o estudante que manda bem nessa área: tem que gostar de suar a camisa (literalmente), ter um pique maneiro, curtir esporte, se preocupar com a saúde e ser firmeza no trabalho em equipe, afinal, sozinho a gente não chega a lugar nenhum.
E, óbvio, a faculdade, ela também dá umas opções mais moderninhas, tipo aquela modalidade flex. Um mix de aulas online e práticas presenciais, sabe? É o equilíbrio entre o virtual e o real!
Pronto pra se jogar nesse mundo fitness?
Se liga nos requisitos pra ser o mestre da Educação Física: ética, criatividade, prática, estudo, especialização e boa comunicação.
Joga essa energia e #PartiuEstácio pra se tornar o craque do movimento!