Veja algumas situações no post
Conhecendo as histórias dos Estudantes.
Em 2020, Luiz Eduardo Rodrigues estava pronto para dar aquele salto pro sonho universitário… mas faltava só um detalhe: o documento de identidade. Sem ele, nada de Enem, e a escola, que deveria ajudar, acabou fechando por conta da pandemia. Resultado? Mais um sonho temporariamente arquivado.
No ano passado, Luiz estava mais confiante e resolveu tentar de novo. Mas o universo tinha outros planos: a prova foi marcada num lugar longe de casa, lá na zona sul. Ele chegou atrasado e encontrou o famoso “portão fechado”. Sim, o temido pesadelo de todo candidato.
Mas 2024 chegou, e com ele uma nova esperança! Dessa vez, Luiz não quis saber de chances: apareceu no local da prova uma hora e meia antes. E agora? Ah, agora vai! E ainda por cima, com um detalhe: a prova era pertinho de casa.
“Ano passado, até fiz um curso com aulas online gratuitas, mas perdi o prazo de inscrição este ano. Estudei por vídeos no YouTube mesmo”, comenta Luiz, bem sincero. E quem foi a heroína da vez? A mãe, claro! Ana Cristina da Silva não só o levou até o local como garantiu que ele estivesse lá na hora. “Vim trazer pra garantir que ele faça a prova”, disse.
Tentativa Número Dois: José Paulo Tavares
José Paulo Tavares, por outro lado, está na segunda rodada. Ano passado ele até chegou no horário, mas a nota… bom, ficou abaixo do esperado. Desta vez, ele se preparou com todo o espírito guerreiro e ainda foi de camiseta do Vasco, torcendo pra uma ajudinha extra. “Dessa vez estou mais preparado e com o apoio dos meus pais,” diz ele, já sonhando com uma vaga em Educação Física.
Três Vezes Enem: Ana Julia Salomão
E quem disse que desistir é opção? Ana Julia Salomão já está na sua terceira tentativa. Depois de cursar um tempo de veterinária, percebeu que, na real, sua vocação era cuidar de humanos e não de pets. Com a agenda lotada entre faculdade, trabalho e o Enem, ela segue firme: “Consegui trabalhar, estudar e ainda ser mãe.”
De Volta ao Jogo: Juliana Monteiro
Juliana Monteiro, por sua vez, vem com a meta de encarar o Enem até o fim dessa vez. Ano passado ela largou a prova no meio, mas este ano quer vencer e finalmente começar Letras.
A Nova Geração de Estreantes
Entre os novatos, William Gabriel Lopes chega com aquele friozinho na barriga. Cursando o 3º ano, ele fez um curso preparatório gratuito e espera mandar bem o suficiente para estudar Filosofia na UFRJ. “Me preparei, mas não sei bem o que vai cair”, confessa o jovem.
E Camile da Hora, também estreante, vem com os pés no chão: “Não tô com muitas expectativas porque é minha primeira vez. Vai ser uma experiência, mas me preparei e tenho uma boa base.”
Ainda no time dos novatos, Nathalie Lopes de Oliveira já fez o Enem no ano passado, mas só “pra sentir a pressão”. Este ano, ela está firme, estudando de segunda a sexta e treinando redação aos sábados. O sonho? Medicina.
O Enem 2024 não é só uma prova; é uma jornada cheia de histórias, frustrações e aquela dose de esperança. Então, que venham as notas e, quem sabe, o próximo capítulo da vida desses guerreiros!