Enem 2024: Quem Faltou ao Primeiro Dia Ainda Pode Comparecer no Segundo? Pode, Sim, Senhor!
Se você fez parte do time que “perdeu” o primeiro dia do Enem 2024 (seja por logística, saúde ou aquela falta de vontade clássica), aqui vai uma boa notícia: nada te impede de aparecer para o segundo dia de provas neste domingo, dia 10. Afinal, a regra é clara: não precisa de justificativa nenhuma pra essa “sumida” no primeiro dia. É só chegar e tentar acertar umas boas questões de Ciências da Natureza e Matemática pra ver o que rola.
Agora, se você realmente teve um bom motivo pra faltar, tipo um problema de saúde ou um caos logístico, então a reaplicação do primeiro dia é uma possibilidade. Nesse caso, você pode solicitar essa segunda chance entre os dias 11 e 15 de novembro. Vai perder a data? Aí, já sabe…
Ah, e se você foi um dos sortudos que conseguiram isenção da taxa de inscrição, vale a pena colar no segundo dia de prova, mesmo que o primeiro tenha sido um fiasco. Isso porque o edital é bem claro: se faltar nos dois dias, no próximo Enem vai precisar de uma justificativa daquelas pra conseguir isenção de novo.
Agora, um detalhe importante pra quem só fizer a prova do segundo dia: sem justificativa de falta pro primeiro dia, esquece a ideia de usar essa nota pra Sisu, Prouni ou Fies. A nota vai valer apenas pra aquela famosa “autoavaliação” – ou seja, só pra você saber se o conhecimento tá em dia.
Segundo Round: Ciências da Natureza e Matemática
Neste domingo, a pancada vai ser nas provas de Ciências da Natureza, com temas de Química, Física e Biologia, e também em Matemática. Prepare-se pra responder 45 questões em cada área, tudo em até 5 horas. O Enem tá aí pra medir o desempenho escolar do pessoal que tá terminando o Ensino Médio e, quem sabe, abrir as portas pra faculdade. Com mais de 4,3 milhões de inscritos (1,6 milhão deles terminando o Ensino Médio), a competição tá acirrada, então é bom dar o melhor de si.
E não esquece o horário! Provas começam às 13h30, mas os portões fecham pontualmente às 13h no fuso de Brasília. Quer viver a emoção de correr contra o relógio? Então, deixa pra última hora!