CONHEÇA AS 7 MELHORES TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO QUE EXISTEM

 

CONHEÇA AS 7 MELHORES TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO QUE EXISTEM Share on X

Vamos desbravar esse universo da memorização e te dar uma mãozinha para não deixar escapar os conhecimentos, beleza?

Mas antes de cair de cabeça nas técnicas top de linha, que tal entender o que é essa tal de “memória” e essa curva esquisita do esquecimento?

 

Memória, você sabe o que é?

Basicamente, é como se seu cérebro fosse uma esponja gigante absorvendo tudo que você joga nele.

Sabe, como aquele amigo que não esquece uma piada?

Mas ele tem dois jeitos de guardar as coisas: uma é pra fazer coisas tipo andar de bicicleta ou amarrar o sapato, a outra é para guardar informações e dar aquela deixa na hora da prova.

 

O que é a curva do esquecimento?

A curva do esquecimento é tipo aquele arquivo temporário no computador. Você abre uma página, assiste um vídeo, fecha a aba e, bum, some.

Nosso cérebro faz isso também, mas em slow-motion.

Esquecemos metade do que aprendemos em 24h e uns 70% em uma semana.

É tipo mágica, só que ao contrário, e muito frustrante.

 

Bom, agora que você entendeu um pouco disso, bora pras técnicas que salvam vidas (ou pelo menos suas notas):

 

  1. Ser professor por um dia: Ah, a melhor maneira de aprender é ensinando. Explica pra um amigo sobre o que você tá estudando. Melhor ainda se for online, WhatsApp tá aí pra isso, né?

 

  1. Leia, leia e releia: A regra de ouro, a repetição. Na primeira vez, pega o básico; nas seguintes, os detalhes. Vai além das manchetes do feed, se aprofunda, amigo!

 

  1. Seja seu próprio DJ: Grava áudios e ouve repetidas vezes, tipo aquele seu parente que não para de ouvir a própria voz no WhatsApp. É repetição, pura e simples.

 

  1. Netflix and Study: Assiste a vídeos sobre o assunto. YouTube tá aí cheio de coisa, é só garimpar. Afinal, quem disse que aprender não pode ser divertido, né?

 

  1. Associações malucas: Liga um assunto a outro de um jeito bem esquisito. Tipo acrônimos, acrósticos ou essas frases que nem fazem muito sentido, mas ajudam na hora H.

 

  1. Conta uma historinha: Transforma aquele conteúdo chato em algo divertido. Faz tipo um conto, uma novela, sei lá. Ajuda muito a entender o que tá rolando.

 

  1. Construa seu palácio mental: Imagina um palácio com coisas e associa cada coisa com o que você precisa lembrar. Tipo uma Casa da Mãe Joana para os seus conhecimentos.

 

Conclusão

E aí, curtiu essas dicas? Se ainda tá na dúvida sobre qual dessas técnicas é a tua praia, a Estaciando pode te ajudar a entender melhor!

Pronto, agora essas dicas vão te guiar pelo labirinto da memorização sem dar nó na sua cabeça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *