DIA DO MEIO AMBIENTE: 6 PROFISSÕES PARA QUEM GOSTA DO ASSUNTO
Ah, mas é claro que o tal Dia do Meio Ambiente veio pra abalar o core das nossas consciências ecológicas! Quem diria, né? Todo dia 5 de junho, lá estamos nós, tentando lembrar que a Terra precisa de uns tapinhas nas costas e um pouco mais de amor. Não bastasse a data, temos até o Dia da Ecologia no pacote, porque um só não seria suficiente para nossa redenção verde.
A história toda começou lá em 1972, numa conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente. Daí surgiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, junto com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Burocracia mandou lembranças.
Por que essa data? Pra dar aquele lembrete: “Ei, humanidade, tá na hora de parar de destruir o quintal que a gente chama de planeta”. Afinal, o mundo anda mais desmatado que o corte de cabelo de um adolescente em crise.
Mas vamos falar de coisa boa? Profissões verdes! Não, não são empregos onde você trabalha fantasiado de árvore. São trabalhos que, de alguma forma, tentam consertar o estrago que a gente fez por aqui.
Se você sempre quis ser o herói do meio ambiente, bate aqui! Escolher uma dessas carreiras é tipo se tornar um ativista, mas ganhando salário. Não é perfeito?
Ciências Biológicas é o combo que vai da minúscula célula até os bichos grandões. E Gestão Ambiental? Ajudar a recuperar áreas desmatadas ou cuidar da vida selvagem. Quem sabe você não se torna o Dr. Dolittle da natureza, né?
Agora, se quiser dar um upgrade na fazendinha, Engenharia Agronômica é a pedida. E, claro, temos a Medicina Veterinária, porque os bichinhos precisam de um médico também, ué!
Não curte um contato muito íntimo com a natureza, mas ainda quer salvar o mundo? Jornalismo Ambiental e Direito Ambiental são a sua praia. Sim, dá pra salvar o planeta sem ficar com cheiro de terra o dia todo.
Ah, e o melhor de tudo: garantir um futuro menos caótico para as próximas gerações enquanto ainda temos tempo. É isso aí, enquanto uns fazem dinheiro, você vai salvar o planeta. Quem ganha mais, hein?
Então, se você tá afim de ser um mocinho do meio ambiente e salvar o dia (ou a década, quem sabe?), talvez uma dessas carreiras seja a sua vibe. Afinal, a Terra agradece, e quem sabe você não se torna o herói que a natureza estava esperando?