QUER COMEÇAR A EMPREENDER? CONHEÇA OS 5 PRINCIPAIS PASSOS
Ah, empreendedorismo, aquele negócio de tirar ideias do papel e tentar transformar em realidade. Mas, me conta, você já parou pra pensar que começar um negócio do zero não é assim tão simples, né? Especialmente aqui no Brasil, com uma crise dando as caras e a pandemia da Covid-19 fazendo o caos.
Olha, mesmo com todos esses pesares, a galera não desiste. Sabe que em 2020 abriram mais de 3 milhões de novos negócios? É uma espécie de otimismo que beira o louvor. Mas sério, antes de sair por aí com a sua ideia genial, tem umas coisinhas pra considerar, viu?
Primeiro, ter aquele perfil empreendedor. Aquele jeito que manda, lidera e faz acontecer. E depois, meu amigo, vem o planejamento. Porque não basta ter a ideia, tem que organizar a bagunça financeira, lidar com a papelada legal e ainda se preparar pra gerenciar gente e processos. Parece fácil, não é mesmo?
Agora, saca só, entender os desejos dos consumidores é crucial. Como inovar e ser diferente das outras empresas? Qual produto ou serviço vai abalar o coreto do mercado? São questões que te tiram o sono e te fazem questionar se realmente vale a pena entrar nesse jogo.
Vamos ser realistas, o mundo dos negócios é tipo montanha-russa: cheio de subidas, descidas e uns loopings imprevisíveis. Mas calma, respira! Tem uns passos que podem ajudar a dar o primeiro pulo nessa empreitada maluca. Quer dar uma olhada?
- **Objetivos, meu caro!** – Aonde você quer chegar com esse lance de empreender? Se liga nos objetivos e faz um planejamento pra tentar alcançar essas metas aí, nem que seja lá no futuro distante.
- **Metas, metas, metas!** – Além dos objetivos, tem que traçar um plano, né? Define umas metas claras, realizáveis e que tenham um prazo pra se realizarem. Tipo, quem sabe, uma pós-graduação pra incrementar o currículo?
- **Especialize-se, meu consagrado!** – Se jogar de cabeça num segmento sem saber nada é complicado, né? Então, se especializa nessa área, se aprofunda, conhece gente nova. Networking é vida!
Pronto pra ser o chefão do seu próprio negócio? Se liga nessas dicas, coloca em prática e quem sabe um dia você tá com a plaquinha de “Dono do Pedaço”. E se curtiu o papo, compartilha com a galera! Ninguém merece começar um negócio sem dar umas risadas e uns bons conselhos, né?