Como Solicitar a Isenção de Disciplinas na Pós-Graduação
Uma das etapas mais importantes durante o processo de pós-graduação é a seleção das disciplinas a serem cursadas.
No entanto, o que muitos estudantes não sabem é que é possível solicitar a isenção de uma disciplina se já a cursaram anteriormente em um curso de pós-graduação lato ou stricto sensu.
Este artigo irá guiá-lo passo a passo sobre como fazer este requerimento.
Quem pode solicitar a isenção de disciplinas?
Se você já cursou uma disciplina ou equivalente em um curso de Pós-Graduação lato ou stricto sensu em até cinco anos atrás e foi aprovado, pode solicitar a isenção da disciplina correspondente no curso em que está atualmente matriculado.
Certifique-se de que a carga horária e o conteúdo programático da disciplina já cursada sejam compatíveis com os da disciplina que você deseja cursar.
Requisitando a Isenção de Disciplinas
Para iniciar o processo de solicitação de isenção de disciplinas na pós-graduação, é necessário seguir algumas etapas. Veja abaixo o passo a passo para realizar este requerimento:
1. Abra um requerimento específico
Primeiramente, você precisará abrir um requerimento específico.
Este requerimento é conhecido como “Analisar Aproveitamento Matéria – Especialização” e pode ser acessado através do Portal do Aluno ou na secretaria dos campi/polos/unidades da Instituição de Ensino Superior.
Este é o primeiro passo para solicitar a isenção de uma disciplina.
2. Anexe seu histórico escolar e a ementa das disciplinas
Após abrir o requerimento, será necessário anexar o seu histórico escolar e a ementa das disciplinas cursadas que você deseja obter isenção.
Este passo é crucial, pois a instituição de ensino precisa verificar se a carga horária e o conteúdo programático da disciplina que você cursou são equivalentes à disciplina da qual você deseja ser isento.
Conclusão
A isenção de disciplinas na pós-graduação pode ser uma grande vantagem para quem já cursou matérias equivalentes em cursos anteriores.
Além de economizar tempo, também permite que o estudante se concentre em aprender novos conteúdos em vez de revisar matérias que já conhece.
Por isso, se você se enquadra nos requisitos, não deixe de solicitar a isenção de disciplinas.