O QUE FAZ UM ENGENHEIRO DE PETRÓLEO? TIRE SUAS DÚVIDAS
Você, que está aí, todo interessado nos cursos de Engenharia, já deve ter percebido que essa área é um universo vasto, cheio de cursos diferentes, como Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia Elétrica…
E aí vem o engenheiro de petróleo, como um astro desconhecido, mas cheio de histórias fascinantes por trás das extrações, tratamentos e distribuições desse “ouro negro”.
Mas afinal, que mágica faz um engenheiro de petróleo? Entre os vários ramos da Engenharia, essa aqui é tipo a joia escondida, sabe?
Eles mexem com várias partes do petróleo, não só no lado combustível, mas também na produção de coisas incríveis a partir dessa substância.
Então, senta aí que vou te contar mais sobre essa área misteriosa da Engenharia.
O que é a Engenharia de Petróleo?
Você sabe que o petróleo é um tremendo coringa pra humanidade, né? Dá origem a um monte de coisas legais: gasolina, diesel, gás de cozinha, asfalto e até lubrificante.
Por causa dessa riqueza toda, surgiu a Engenharia de Petróleo, que é toda focada em estudar e entender esse “ouro negro”, desde suas propriedades até os processos de extração, tratamento e distribuição.
O que exatamente faz um engenheiro de petróleo?
Depois de se formar, esse profissional pode fazer um monte de coisas. Tipo assim:
Extração, seja em terra firme ou no mar
Imagina só: esses engenheiros podem estar lá nas plataformas ou locais de extração, criando projetos, de olho no trabalho e resolvendo pepinos.
Desenvolvendo projetos e máquinas malucas
Eles também dão um jeito de criar projetos para extração e refinamento, sem contar nas inovações tecnológicas para lidar com essa substância que é o petróleo.
Fazendo logística
Com uma substância tão “quente” como o petróleo, é preciso toda uma logística, né? Eles cuidam disso direitinho, escolhendo os melhores equipamentos pra evitar dor de cabeça.
Refinamento e beneficiamento
Eles estão por dentro de todos os processos de transformação do petróleo em coisas úteis pra gente, seja combustível ou produtos derivados, tipo plástico.
E isso é só o começo! A demanda por esses engenheiros é alta, já que a galera no mundo ainda é bem dependente desse “ouro negro”. Então, se tá aí querendo uma Engenharia cheia de oportunidades, a de Petróleo pode ser uma super escolha.
Onde o engenheiro de petróleo pode trabalhar?
Eles têm um mundo de opções:
- Refinarias
- Plataformas
- Extrações
- Indústrias de plástico
- Empresas de asfalto
- Produtores de combustível
Pra virar engenheiro de petróleo, tem que fazer uma graduação de 5 anos, com matérias de química, física e, claro, muito sobre o petróleo.
Escolhe bem a faculdade, porque isso faz toda a diferença no final, tá?
Se você curtiu essa aventura no mundo da Engenharia de Petróleo, compartilha com a gente!
E fica de olho nas novidades da Estácio no Facebook, porque aqui é só energia boa!