MEC identifica faculdades de EaD com mais de 500 alunos por professor

 

O Ministério da Educação identificou algumas faculdades de Educação a Distância (EaD) que estão enfrentando um desafio sério: sobrecarga de alunos por professor. Isso significa que, em média, essas instituições têm 500 alunos para cada professor.

Esse problema foi encontrado em um levantamento preliminar da Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior do MEC em 11 Instituições de Ensino Superior (IES) privadas.

 

Quem serão os avaliados?

Essas instituições estão sendo avaliadas pelo MEC para garantir a qualidade do ensino oferecido. A maioria delas oferece cursos de EaD no Rio Grande do Sul, como a Estácio, Cruzeiro do Sul, Unopar e Uniasselvi.

Tradução em números

Essas 11 faculdades representam 65% do total de matrículas do país em cursos de EaD, com cerca de 2,8 milhões de alunos concentrados nelas.

A média identificada nessas instituições supera em muito a média de outras instituições privadas, que já é alta, com 171 alunos por professor.

Superlotação descarada

Alguns casos específicos chamam bastante atenção. Por exemplo, o Centro Universitário Leonardo da Vinci, em Santa Catarina, tem 2.594 alunos para cada professor. A instituição tem atualmente 669 mil estudantes ativos e 258 docentes em EaD.

Outra faculdade, a Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, possui 1.325 alunos por professor. Em uma década, essa universidade aumentou significativamente o número de alunos, passando de 202 mil para 693 mil, enquanto reduziu o quadro docente em 26,7%.

Essa redução expressiva no número de professores no ensino superior privado, especialmente após o crescimento acelerado do EaD, foi o que motivou a investigação da Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior do MEC.

Lista das faculs investigadas

As instituições de ensino superior privadas que estão sendo avaliadas pelo MEC incluem a Universidade Estácio de Sá, Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Universidade de Franca, Universidade Cesumar (Unicesumar), Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan), Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), Centro Universitário Internacional e Centro Universitário Estácio de Santa Catarina (Estácio Santa Catarina).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *