Elegibilidade para o Fies em Medicina – Veja como conseguir o benefício.
Ah, o Fies, aquele programa que parece o salvador da pátria para quem quer se jogar no curso de Medicina sem falir (pelo menos não de imediato).
Mas antes de se animar muito, é bom entender que nem tudo são flores nesse mundo do financiamento estudantil.
Veja como funciona aqui no post!
Tem como conseguir FIES para medicina?
Primeiro, você precisa se enquadrar nos requisitos do programa. Sim, o Fies abarca a tão cobiçada graduação em Medicina, mas não pense que é só chegar e pegar seu dinheiro. É preciso ter feito bonito no Enem, com uma nota mínima que, convenhamos, não é lá essas coisas, mas também não é nada desprezível (450 pontos na média e não zerar a redação).
Além disso, seu bolso também precisa estar dentro dos limites estipulados pelo Ministério da Educação (MEC). Ou seja, esqueça aquela ideia de ostentar com uma renda familiar exorbitante. O negócio é viver modestamente, com até três salários mínimos per capita por mês. Parece fácil, não é?
Fique atento a estes detalhes
Mas não pense que só porque você atendeu aos requisitos mínimos, sua vida está feita. Longe disso, amigo! A concorrência é brava e as notas de corte estão lá no céu, fazendo você se perguntar se realmente vale a pena todo esse esforço.
Ah, e não pense que você pode dar uma de espertinho e inventar umas coisinhas na hora da inscrição. O pessoal do Fies é esperto e vai descobrir qualquer discrepância nas suas informações. E acredite em mim, você não quer ter problemas legais por causa de uma mentirinha boba, né?
Instituições credenciadas
Mas se você sobreviveu a todas essas etapas e conseguiu passar no filtro do Fies, parabéns! Agora é só escolher uma das instituições credenciadas e rezar para que ela tenha uma vaga para você.
E não se esqueça de dar uma olhada na lista de pré-selecionados e na lista de espera. Quem sabe você não dá sorte e consegue uma vaguinha de última hora, não é mesmo?
Conclusão
Enfim, o Fies pode até ser uma oportunidade valiosa para quem sonha em ser médico, mas não se iluda achando que será um passeio no parque.
É uma jornada cheia de obstáculos, mas se você realmente quer, vai fundo!
Só não diga que eu não te avisei.