FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL: GUIA COMPLETO SOBRE O CURSO E SUA CARREIRA

FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL: GUIA COMPLETO SOBRE O CURSO E SUA CARREIRA Share on X

Uma preocupação comum de quem está no processo de escolha de uma carreira é encontrar uma opção que seja relevante não só no mercado de trabalho atual, mas nos próximos anos.

Nesse sentido, a faculdade de Engenharia Civil oferece o preparo necessário para exercer um trabalho fundamental à sociedade e que, portanto, continuará requisitado por muito tempo depois da formatura.

Para ter certeza de que você quer construir uma carreira nessa área, porém, é fundamental se informar tanto sobre o curso quanto sobre o trabalho em si. Afinal, tão importante quanto conquistar um bom espaço no mercado é ficar satisfeito com as atividades realizadas no dia a dia, alcançando a realização pessoal e profissional, concorda?

Pensando nisso, preparamos este guia completo sobre a graduação e a carreira em Engenharia Civil para ajudar você a descobrir se essa é realmente a profissão que deseja seguir.

Então, continue a leitura e não perca nenhum detalhe!

 

Como é a faculdade de Engenharia Civil?

 

Com duração de 5 anos, a graduação em Engenharia Civil é um curso do tipo bacharelado que proporciona os conhecimentos necessários para o desenvolvimento e gerenciamento de projetos e obras de construção civil, hidráulica, geotécnica e demais áreas.

Essa formação permite a execução de empreendimentos que variam desde uma simples casa até prédios, pontes, túneis e estradas, entre diversos outros tipos.

Por se tratar de um curso que envolve muitos cálculos, é importante considerar se a sua afinidade é maior com a área de Humanas ou Exatas, antes de apostar nesse ramo.

Você tem facilidade para lidar com os números?

Ótimo! Essa habilidade será uma aliada muito bem-vinda não só ao longo do curso, mas principalmente na carreira, porque eles aparecem de diversas formas no cotidiano do profissional de Engenharia.

Os últimos períodos da faculdade de Engenharia Civil são marcados pela realização do estágio supervisionado obrigatório.

Nessa fase, o estudante tem a chance de vivenciar um pouco da rotina de uma empresa de Engenharia, o que permite conhecer melhor as áreas de atuação e já começar a escolher em qual delas pretende seguir carreira.

 

 

Quais são os diferenciais da faculdade de Engenharia Civil?

 

Por ser ofertada como um bacharelado, essa graduação prepara os estudantes para exercerem várias funções em diferentes áreas de atuação no mercado de trabalho.

Trata-se de um dos tipos de Engenharia mais buscados, justamente pela formação ampla que conduz a muitas oportunidades no mundo profissional.

Além da carreira para quem faz Engenharia Civil oferecer tantas possibilidades, essa também é uma das profissões mais bem pagas do mercado, diferencial que certamente chama a atenção de qualquer pessoa.

Os engenheiros contam com um piso salarial estabelecido pela lei no 4.950-A, de 22 de abril de 1966, que é de 6 salários mínimos.

Para exercer a profissão, porém, é necessário se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Com isso, é possível trabalhar em empresas privadas e órgãos públicos, inclusive por meio de concursos públicos que garantem ótima remuneração e estabilidade profissional. Percebeu como essa pode ser uma ótima opção para você?

 

 

Quais são as principais disciplinas do curso de Engenharia Civil?

 

Para proporcionar uma formação tão ampla, a faculdade de Engenharia Civil tem uma grade curricular que se torna mais complexa com o passar dos semestres.

Nos primeiros períodos, predominam conteúdos focados na área das Ciências Exatas e que compõem a base dos estudos em Engenharia.

A seguir, destacamos as principais disciplinas da fase inicial dessa graduação:

– Bases Físicas;

– Bases Matemáticas;

– Cálculo Diferencial e Integral;

– Expressão Gráfica:

– Física Teórica e Experimental;

– Geometria Analítica e Álgebra Linear:

– Modelagem Matemática;

– Química Tecnológica.

 

Depois dessas disciplinas mais básicas, o curso começa a abordar os conteúdos específicos para a formação de um engenheiro civil.

Veja agora as principais matérias dessa etapa:

– Análise de Estruturas;

– Arquitetura, urbanismo e sustentabilidade;

– Eletricidade Aplicada;

– Estradas:

– Estruturas de Aço e Madeira;

– Estruturas de Concreto;

– Fundações e Obras de Terra;

– Geotecnia;

– Gestão e Viabilidade de Projetos de Engenharia;

– Hidráulica;

– Instalações Prediais:

– Materiais de Construção Civil;

– Mecânica dos Sólidos;

– Mecânica dos Solos:

– Mobilidade e Sistemas de Transporte;

– Obras de Infraestrutura;

– Planejamento, Orçamento e Controle de Obras;

– Pontes;

– Produtividade na Construção Civil;

– Tecnologia da Construção;

– Topografia.

 

Além de todas as disciplinas do ciclo básico e do ciclo profissional, a faculdade de Engenharia Civil ainda complementa a formação do estudante com alguns temas importantes para o exercício da profissão. Aqui, listamos os que mais se destacam:

 

– Administração de Novos Negócios;

– Engenharia e Sociedade;

– Engenharia Sustentável;

– Ética e Responsabilidade Social;

– Gerenciamento de Risco Ambiental;

– Gestão da Qualidade;

– Inovação Tecnológica e Empreendedorismo:

– Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional;

– Princípios de Gestão;

– Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão.

 

Conclusão

Como podemos ver, o curso de Engenharia Civil na Estácio é bem completo e apresenta uma expressiva quantidade de disciplinas e atividades que vão explorar ao máximo o intelecto do aluno.

Fique antenado na Estaciando para se manter atualizado desse e de outros cursos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *