Guia definitivo do Calouro Universitário
Sei que agora que você entrou na faculdade está um tanto perdido, certo? Pois relaxa que isso tudo é normal!
E para te ajudar a superar esse momento, montamos um super guia que vai te iluminar e te dar um gás para dar inicio a sua vida universitária!
Bem vindo a faculdade!
E chegou o seu grande e esperado momento! A hora que você deixa a mochila de rodinha (saudades =/) e chega a tão sonhada vida de universitário!
Seus olhos começam a brilhar só de imaginar que tudo vai se resumir ao que eram os filmes do american pie, certo? Só que errado! As coisas não são tão lindas assim, e vamos te mostrar bem um pouco da realidade que te espera nessa nova jornada da vida.
Quais as diferenças da faculdade X escola
Talvez algumas coisas sejam até iguais a escola em primeiro momento, mas na faculdade você vai ter muitas diferenças que vão te dar um certo choque no inicio.
Primeiro de tudo é o fim das cobranças. E não, eu não to dizendo que você não vai precisar estudar, só que na verdade, ninguém vai ligar se você está estudando ou não, a responsabilidade disso agora é toda sua!
E falando de responsabilidades, são muitas!
Você vai ter que resolver muita burocracia de documentos, vai ter que aprender a encarar algumas filas de atendimento, vai ter que muitas vezes se virar para estudar quase sozinho.
Lembra do recreio? Isso não te pertence mais! Geralmente o intervalo entre uma aula e outra são bem curtos e muito mal da para você sair de uma sala para outra. Sua vida realmente vai se tornar uma correria.
Só que diferente da escola, você por exemplo ter a liberdade de entrar e sair a hora que quiser da sala. Em conclusão, uma grande vantagem se a sua meta é liberdade.
Falando das vantagens, quais são as melhores da universidade?
Já falamos a primeira ali em si que é ter a liberdade para transitar entre as aulas, porém indo mais além, a faculdade te da uma certa liberdade também para “você estudar o que você quer”.
Não to dizendo que só vai ter coisa divertida, só que diferente da escola, você não vai precisar encarar um infinito de matérias que nem é a sua vibe.
Melhor do que isso, é que você vai pode escolher quais fazerem no “momento que você quiser”
Isso se dá, por que você tem flexibilidade na hora de montar a sua grade de matérias por período. Assim por exemplo, se você está no 3º período mas quiser (ou precisar) estudar algo do 5º, você poderá puxar aquela matéria.
Porém, como o Homem Aranha, todos esses grandes poderes vão exigir grandes responsabilidades. E isso é o que vamos falar a seguir.
E as responsabilidades? o que te espera na faculdade.
É nessa hora que o grande sonho de viver no american pie acaba se acabando. Por mais que a Universidade coloque bastante liberdade na sua vida, ela também exige uma enorme carga de maturidade e principalmente responsabilidade.
Aqui você se torna o guia do seu próprio futuro. Óbvio que os professores estão na sala para serem seus guias, só que diferente da escola, eles pouco vão facilitar a sua vida como antes.
Muitos vão apenas te mostrar o caminho para que assim você é que desenvolva.
Talvez no começo seja um espanto, mas acredite, na vida acadêmica as coisas correm assim, e indo além, no mercado de trabalho as exigências são ainda maiores.
Então respire fundo e foque em aprender o máximo que puder na sala de aula, para que assim você possa desenvolver as ferramentas necessárias para o sucesso.
Fique sabendo todos os detalhes do Sistema do Aluno
E falando em ferramentas, temos que falar obviamente do SIA (Sistema Integrador do Aluno), esse grande companheiro que vai estar do seu lado durante todo o curso.
O SIA é um sistema online que a Estácio criou para prover as mais diversas soluções para os alunos.
Dessas soluções, o estudante tem desde o acesso as aulas onlines, atendimento, até até toda a parte financeira junto a Universidade.
No inicio ele é um pouco complicado de usar e exige um pouco de prática, mas logo com o tempo, você vai dominar om facilidade e utilizará a todo momento.
Inclusive, fizemos um tutorial completo de como utilizar o SIA aqui, então corre para pegara todos os detalhes que vão melhorar muito suas experiências acadêmicas.
Vamos falar sobre experiências! O que te espera já no inicio da faculdade.
Já ta anotando tudo de como é no começo? pois então vamos falar agora na prática como vão ser suas primeiras semanas de aula. E acredite em mim, vai dar uma mexida na sua mente.
Creio que na primeira semana é sempre o momento do espanto com as diferenças e principalmente aquela doidera para acompanhar o novo ritmo e principalmente pegar todo os novos termos que vão fazer parte da sua vida.
Assusta um pouco também aquele breve momento que você sente que “não sabe muita coisa”. Por que sim, sempre vai ter uma galera que já vai chegar lá com marra de espertinhos e muita das vezes vai ser assim até o final do curso.
As turmas começam enormes! Isso é papo de umas 100 pessoas para cima as vezes. Só que no decorrer, sai uma boa galera, e até o final do curso, vai ter apenas um pequeno grupo.
Se ligue nas dicas de como sobreviver na universidade.
Agora que você já tem uma visão mais ampla de como é tudo que você vai encarar, vamos partir para as dicas práticas de como você vai sobreviver nesse inicio de estudante universitário.
Vença timidez
É até um pouco clichê dizer isso, mas nunca é demais também. Você tem que vencer sua timidez!
Claro, se você é tímido, não adianta querer forçar algo, porém, vale muito a pena tenta destacar isso de você.
Os ganhos serão muito grandes e assim que eles começarem a vir, você com certeza irá se sentir mais confiante para manter esse lado.
Se relacione
Estudo é um fator importante na vida acadêmica, mas relacionamento é tudo!
Use a universidade como uma grande ferramenta de conexão com novas pessoas.
Você com certeza vai conhecer gente de praticamente todos os tipos, trabalhos, funções e objetivos.
E serão justamente essas pessoas que provavelmente vão abrir muitas portas para você, seja no mercado de trabalho, nos estudos e até mesmo na vida.
Supere a vergonha, faça perguntas.
Esse é um fator que está muito ligado a timidez e que sem duvida, é uma grande chave para você ir além no seu aprendizado e até mesmo se destacar.
Supere o medo da negação e faça perguntas quando você achar necessário! Até por que, todos estão na universidade justamente pelo aprendizado!
Coloque na mente que ninguém nasce sabendo de tudo e que por tanto, não há nada de errado em fazer perguntas.
Porém, uma observação especial aqui, é que você não faça perguntas apenas para “aparecer”.
Fixe se sua dúvida é realmente relevante, alinhe sua pergunta e ai sim dispare ela.
Faça da tentativa um hábito
Outro clichê vindo do famoso ditado “é errando que se aprende”, vale muito para essa nova fase da sua vida.
Como foi comentado anteriormente, todos estão na universidade justamente para aprender.
Então não tenha a mínima vergonha de errar e passe a aprimorar seu conhecimento justamente através da tentativa.
É só praticando, que você vai alcançar os melhores resultados.
Busque sempre absorver o novo
Um fato bastante importante é que mais do que receber as diferenças, você relamente terá que aprender a conviver com as diferenças assim que se tornar um universitário.
Na vida acadêmica como foi citado anteriormente, existem pessoas de todos os tipos e todas as formas de pensamento.
Abrir a mente nesse momento é realmente um elemento importante para te guiar ao melhor dos propósitos.
Não to dizendo que você tem que deixar de lado as suas verdade ou mudar totalmente sua forma de pensar, pelo contrário. Faça uso do seu ponto de vista para cooperar com todo o crescimento do conjunto de pensamentos que vão nutrir seu aprendizado.